Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS é classificado para a final brasileira da Maratona de Programação

IFSULDEMINAS é classificado para a final brasileira da Maratona de Programação

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 09h38 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 12h53

araceleNo dia 14 de novembro, foi realizada a primeira etapa da XXV Maratona de Programação, de forma on-line. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a competição contou com a participação de 22 equipes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), sendo 15 do Campus Muzambinho, 6 do Campus Poços de Caldas e 1 do Campus Machado. A escolha das equipes do Instituto ocorreu por meio da X Olimpíada Interna de Programação (OLIP), realizada em junho deste ano, também de maneira on-line.

O primeiro lugar da regional ficou com a equipe "Xerebêlerebébis", da UFMG. O segundo lugar ficou com a equipe "The droids you are looking for" da UNIFEI. O terceiro lugar ficou com a equipe "GTA: Grover's Street Algorithms", também da UFMG. Segundo as regras da competição, as três ficaram entre as 15 melhores equipes do Brasil. Assim, as vagas da próxima etapa foram das equipes melhores colocadas de cada Instituição.

O IFSULDEMINAS também foi classificado para etapa final da maratona e participará com uma equipe do campus Muzambinho. A equipe da Ciência da Computação do Campus Muzambinho, "Amigos da Aracele", formada pelos alunos Jairo de Sousa Júnior (6º período), Ygor Ribeiro Costa (4º período) e Natanael Fabrício Dacioli Batista (8º período) conseguiu o nono lugar da Regional de Minas Gerais, sendo a quarta melhor escola do estado na competição e conquistando medalha de bronze e a vaga para a final brasileira.

Essa etapa acontecerá entre os dias 11 a 13 de março de 2021, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Gramado (RS) Gramado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ou a distância, conforme a situação da pandemia no período supracitado. As melhores equipes da Final Brasileira participarão da Final Mundial do Concurso de Programação da ACM (ICPC), por enquanto sem data e país definido. O objetivo é desenvolver nos alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, buscas de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O evento reuniu 153 equipes de Minas Gerais. Além disso, foi realizado simultaneamente num total de 764 times em 29 sedes espalhadas pelo Brasil. Os alunos resolveram um caderno com 15 problemas e tiveram que sugerir algoritmos que os solucionassem.

Texto: Prof. Ricardo José Martins
Data: 16/11/2020

O FalaMuz também está disponível nos principais agregadores, escolha abaixo o aplicativo de sua preferência para ouvir pelo celular, ou aperte o play acima.

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify