Página inicial > Notícias > Comissão Própria de Avaliação – CPA

Comissão Própria de Avaliação – CPA

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 13h39 | Última atualização em Quinta, 19 de Maio de 2022, 10h24

cpa

O que é a Comissão Própria de Avaliação - CPA?
A Comissão Própria de Avaliação - CPA, prevista no Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, regulamentada pela Portaria nº 2051, de 19 de julho de 2004, do Ministério da Educação e na Resolução CONSUP 114/2018, de 20 de dezembro de 2018, do IFSULDEMINAS, é um órgão colegiado, de natureza normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos, acadêmicos e administrativos, visando-se assegurar a condução do processo de avaliação interna da Instituição, além da sistematização e de prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.

Qual é a finalidade básica da avaliação conduzida pela CPA?
Avaliar, de forma sistemática, contínua e dinâmica a Instituição e a Educação Superior em várias dimensões, quanto à Missão e ao Plano de Desenvolvimento Institucional, Políticas para Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Responsabilidade Social, Comunicação com a Sociedade, Políticas de Pessoal, Organização e Gestão, Infraestrutura Física, Planejamento e Avaliação, Políticas de Atendimento a Estudantes e Egressos e Sustentabilidade Financeira, em busca de maior qualidade, adequação, aperfeiçoamento e autoconhecimento da realidade institucional.

Quem participa do processo avaliativo?
Servidores em exercício como docentes (efetivos/substitutos) e técnicos administrativos, e discentes matriculados e regulares de Cursos Superiores.

Como funciona a avaliação?
Questionários elaborados pela Comissão são encaminhados, em etapas conforme organização do calendário acadêmico e atividades letivas, via link e e-mail institucional, para a devida participação voluntária dos segmentos da comunidade acadêmica e administrativa, com ampla divulgação e sensibilização prévia nos canais de comunicação oficiais do IFSULDEMINAS e Campus.

Como os resultados são analisados e aplicados?
Todas as informações coletadas são compiladas e estratificadas por curso, segmento e unidade (Campus), estabelecendo-se um diagnóstico das participações percentuais e totais nas questões e nas dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os pontos fortes e favoráveis visualizados na avaliação, assim como outros a serem aprimorados, desafios e ações futuras, são amplamente debatidos e apresentados à Gestão Administrativa e Pedagógica, como ferramenta estratégica de melhoria contínua e pilar do processo educativo e formador de cidadãos e profissionais, ainda como suporte à qualificação do ensino, docência, estudantil, pedagógica, estrutural e outros, reforçando assim, o papel ativo da Escola na transformação social, no desenvolvimento regional e na prestação de serviços de excelência.

Onde os resultados estão divulgados?
Clique aqui e acesse a última versão do Relatório de Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação do IFSULDEMINAS.

A CPA de olho nos últimos resultados

• Participação maciça de servidores;
  • Papel fundamental do Campus na formação do cidadão;
  • Forte integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Oferta da educação profissional de qualidade e gratuita;
  • Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
  • Ações diversificadas para a população em saúde, esporte, lazer, cultura, desenvolvimento econômico, inclusão social e cidadania;
  • Atendimento às demandas da sociedade e às parcerias.
registrado em: