Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes do curso de pedagogia destacam-se em concursos públicos de Minas Gerais
Início do conteúdo da página

Estudantes do curso de pedagogia destacam-se em concursos públicos de Minas Gerais

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 11h50 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 12h38

Estudantes do curso de pedagogia destacam-se em concursos públicos de Minas Gerais

Com um corpo docente qualificado e uma estrutura desenvolvida visando aprimorar técnicas educacionais e pedagógicas, o curso de licenciatura em pedagogia tem colhido resultados de grande valia.

Foi homologado no dia 06 de janeiro, o resultado do concurso público do município do Cabo Verde, com aprovação de 5 estudantes do curso de pedagogia do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

As estudantes Patrícia Elaine Dias e Adriana de Fátima Morais conquistaram, respectivamente, as primeira e segunda colocações para o cargo de professor, de um total de 3 vagas ofertadas.

Dentre as vagas excedentes, ainda foram aprovadas as alunas Jaqueline da Silva, no 4º lugar para o cargo de professora e as alunas Adriana Margarida de Souza e Jovana Aparecida da Silva que conquistaram, respectivamente os 5º e 6º lugares do cargo para professor em Educação Infantil.

    PHOTO 2020 02 11 15 33 16PHOTO 2020 02 11 15 37 39Passar em um concurso público é uma grande conquista para alunos que dedicam seus dias aos estudos e ao aprimoramento da educação brasileira. Essa era uma das metas da aluna Patrícia Elaine Dias que afirmou ter entrado no curso visando prestar concursos públicos. Segundo ela, o curso contribuiu muito para sua aprovação, com destaque à disciplina Metodologia da Educação Infantil, ministrada pela professora Lúcia Helena de Carvalho. Segundo Patrícia, a disciplina abordou temas atuais e que foram muito úteis na realização do concurso.

A segunda colocada no concurso, Adriana de Fátima Morais, ainda citou que, para ela, os textos utilizados como base das aulas foram de grande importância, assim como a realização de encontros presenciais que proporcionaram interação entre os estudantes e possibilitaram maior troca de ideias, conhecimentos e informações.

A aluna Lara Ribeiro do Vale e Paula, do Campus Inconfidentes, também está entre os cases de sucesso da instituição, uma vez que desde 2017 já colhe frutos de sua eficiência. No ano de 2017, Lara conquistou o 28º lugar em um concurso da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, e em 2019 classificou-se em 30º lugar para o cargo de Professor II da Prefeitura de Pouso Alegre e em 6º lugar no cargo de Orientação do mesmo edital. 

Tais diferenciais em qualidade e em metodologia educacional do curso de Pedagogia, tem contribuído com conquista de vagas em concursos públicos de diferentes localidades. Como a aprovação da aluna Joseana Candida Ferreira, nomeada em concurso da prefeitura de Machado, e da aluna Darlene Aparecida Borges Paiva, nomeada como Especialista em Educação Básica da Secretaria do Estado de Minas Gerais, ambas do Polo de Machado.

 Estrutura do curso

DSC 0711

Visando aprimorar ainda mais sua estrutura e sua base curricular, o Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Muzambinho está em constante desenvolvimento. Segundo uma das professoras do curso Cristiane Fortes Gris Baldan,  "a diversificação das metodologias é incentivada e concretizada tanto de forma presencial (momento em que estudantes vivenciam a realidade escolar, por meio das disciplinas de PCC, estágio supervisionado ou TCC, encontros presenciais) quanto virtual (TIC’s e recursos disponíveis no AVA), por meio de seminários, trabalhos de campo, pesquisas em bibliotecas, projetos, teatros, leituras, dramatizações, expressão corporal, jogos pedagógicos, entre outros. Em especial, a avaliação presencial em grupo, da forma como é organizada e conduzida, é concebida também como um importante momento de aprendizagem, pois ali, há a interlocução com os membros do grupo, a socialização entre os pares e a devolutiva do tutor, sistematização do conteúdo como fechamento, preparando e fornecendo segurança para que os estudantes realizem a atividade avaliativa individual, na sequência". 

Ainda segundo Cristiane, "tais práticas, vividas ao longo dos quatros anos de curso, acrescidas de experiências teórico-prática e integradoras e da efetivação de práticas pedagógicas (regência, elaboração e desenvolvimento de projetos), possibilitam as condições necessárias para o desenvolvimento de competências necessárias a uma formação adequada e de qualidade".

Para contribuir com a eficiência desse sistema, os estudantes ainda podem contar com uma brinquedoteca e de um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, equipados com diversos itens que podem ser usados em atividades práticas presenciais. O curso é coordenado pela professora Maria Lúcia de Queiroz Guimarães Hernandes do Campus de Machado. 

 

  • BRINQUEDOTECA

Laboratório didático de formação específica, a Brinquedoteca do IFSULDEMINAS é um núcleo de apoio pedagógico ao curso de Licenciatura em Pedagogia, no qual os educandos podem pensar, discutir, analisar e investigar o valor do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança e, ainda, compreender que esta é livre para brincar, aprender, interagir, criar e, nesse sentido, o lúdico desenvolve um papel essencial. Para atender as demandas do curso de Licenciatura em Pedagogia, os pedagogos do IFSULDEMINAS montaram suas Brinquedotecas nos três Polos de Inconfidentes, no Polo Machado e no Campus Muzambinho.

  • LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores)

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS conta com um laboratório didático, denominado LIFE. Foram criados nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, objetivando promover a integração entre os cursos graduação/Licenciatura e a articulação com os projetos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Novos Talentos. Com a implantação das unidades, foi possível incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar, uso de tecnologia da informação e comunicação e amparar projetos que envolvem pesquisa e extensão.

TEXTO E FOTOS: ASCOM - Campus Muzambinho

Confira algumas atividades do curso:

registrado em:
Fim do conteúdo da página