Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS é 4ª instituição de ensino mais sustentável do Brasil em ranking internacional
UI GREENMETRIC

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 15h18 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h20

Ranking internacional avaliou 912 instituições em todo o mundo

Post1000x1000 GreenMetrics2020No ano em que completa cinco participações consecutivas no UI GreenMetric World University Ranking, índice que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) atinge sua melhor colocação na escala internacional, como pode ser conferido no site oficial do ranking.

Na última segunda-feira (07), os números da edição de 2020 foram divulgados e, entre as instituições de ensino brasileiras participantes, o IFSULDEMINAS apareceu em 4º lugar. Já na classificação global, levando-se em conta as 912 instituições nacionais e internacionais inscritas, o IFSULDEMINAS alcançou a 101ª posição geral, uma evolução crescente, conforme tabela que descreve o desempenho do Instituto desde quando aderiu ao ranking:

Ano

Posição do IFSULDEMINAS no mundo

Posição do IFSULDEMINAS no Brasil

Número de instituições brasileiras participantes

Número total de instituições participantes

Entenda a avaliação do UI GreenMetric

Criado em 2010, na Universidade da Indonésia, o Ranking UI GreenMetric é organizado sob seis categorias principais: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes das unidades; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão de Água; Transportes e Mobilidade e Educação e Pesquisa; contemplando, no total, 69 indicadores.

Segundo explicação do coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso, responsável pela compilação e organização dos dados, “cada item do questionário do IU GreenMetric possui uma descrição sucinta e exata. A maioria dos 69 indicadores é bastante complexa, pois exige comprovação por meio de fotos, gráficos, tabelas, links para notícias, entre outros. São exigidos 31 comprovantes (templates) obrigatórios e, a partir deste ano, 10 comprovantes opcionais. Uma outra novidade em 2020 foi a possibilidade de cadastro no sistema de ações de Impacto Social e Econômico, em três categorias: Startups em Economia Verde, Espaços Públicos Abertos Acessíveis e Serviços Comunitários", apontou o coordenador, que foi auxiliado na tarefa pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do IFSULDEMINAS, designada pela Portaria nº 736, de 13 de maio de 2020, pelas Pró-Reitorias e Diretorias e pelos Diretores-Gerais e Diretores de Administração dos campi.

IFSULDEMINAS no ranking 2020

A edição 2020 contou com a participação de 912 instituições de todo o mundo, 132 a mais do que em 2019. O Brasil foi representado no ranking por 38 instituições, em sua maior participação desde o início da classificação. No topo da lista das universidades mais sustentáveis do país, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), respectivamente com 8.375 e 8.100 pontos.

O IFSULDEMINAS alcançou 7.525 pontos no UI GreenMetric deste ano e um dos principais responsáveis por esse desempenho foi a pontuação elevada na categoria Gestão de Energia e Mudanças Climáticas, na qual o Instituto se colocou à frente das três instituições brasileiras que lideram o ranking, como pode ser observado na tabela abaixo (extraída do site do indicador internacional):

greenmetric

A pontuação alcançada (1.575) na categoria Gestão de Energia e Mudanças Climáticas deveu-se principalmente à geração de energia solar, que tornou o IFSULDEMINAS referência nacional. O Projeto IF Solar, idealizado pelo Instituto, foi iniciado, em 2016, com a implantação de painéis fotovoltaicos na instituição e em cerca de 80 campi da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. Com o sucesso do projeto, o IFSULDEMINAS realizou, em 2019, uma nova chamada para aquisição de módulos de placas fotovoltaicas e teve a adesão de mais 254 órgãos federais.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, a sustentabilidade é uma das prioridades da gestão, que busca coletivamente aperfeiçoar ações e processos. “A cada ano que passa, mais instituições aderem ao UI GreenMetric devido à urgência e importância da pauta sustentável. Em 2019, eram 780 instituições cadastradas; agora são 912. Mesmo assim, o IFSULDEMINAS continua avançando no ranking. E este destaque vem do esforço coletivo da gestão e dos servidores, promovendo ações e programas voltados a um trabalho mais eficiente, com transparência, maximização dos recursos e, sobretudo, pensando no social e no meio ambiente”.

Clique aqui e conheça as ações e programas do IFSULDEMINAS para melhorar e ampliar a pauta sustentável institucionalmente.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria com informações da Coordenadoria de Sustentabilidade
Data: 09/12/2020