Página inicial > Notícias > Servidora Tânia G. Bueno da Silva tem matéria publicada em revista internacional

Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 18h28 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h27

DSC 0001A servidora Tânia Gonçalves Bueno da Silva, natural de Muzambinho/MG, ingressou no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes na data de 02/02/2008, então Escola Agrotécnica Federal.

Atuou como servidora neste Campus por dez anos. Ao final de 2017, por motivos familiares, solicitou o regime de colaboração técnica para o Campus Muzambinho, iniciando seus trabalhos onde foi muito bem recebida e acolhida por todos.

Procurando por qualificação profissional ingressou no programa de Mestrado da Universidade Federal de Lavras – UFLA no ano de 2015, onde desenvolveu dois artigos que foram selecionados para apresentação em Portugal, associado a colegas do grupo de estudos de gênero e diversidade cultural que também desenvolveram artigos relacionados aos temas de estudos para a formação docente.

Participou como membro do grupo de pesquisa “Relações entre Filosofia e Educação para sexualidade na Contemporaneidade: a Problemática da Formação Docente (FESEX)” quando foi convidada a desenvolver e a apresentar os artigos selecionados para o V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismo na cidade de Aveiro.

O tema do artigo foi inspirado na contribuição e valorização da cultura negra, pensado em razão de já ter desenvolvido um trabalho de conclusão de Pós-graduação Lato Sensu em História, pela Universidade do Vale do Sapucaí de Pouso Alegre – UNIVAS, neste viés histórico-cultural.

O título do artigo apresentado em Aveiro, no V Congresso Internacional é: “Influência da cultura afro na cultura brasileira”, onde a história social de negros e negras é pensada a partir da comunidade remanescente de quilombos conhecida com Bairro Brejo Alegre.

Por meio de um recorte histórico do cotidiano de seus moradores e suas relações com a cidade a partir da década de 1980, tendo como objetivo compreender essa comunidade a partir de seus relatos orais e das suas memórias como um rico instrumento de reconstrução e valorização de suas identidades culturais.

Em junho de 2018, recebeu o convite para submissão do artigo na revista norte-americana Academic Star Publishing Company. Após todos os trâmites, o artigo foi aceito e publicado recebendo por e-mail a notícia do dia 13/02/2019.

O Segundo artigo foi apresentado no II Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade na cidade de Braga em Portugal e refere-se a problemática da prostituição no Brasil.
Com o tema: “De Deusas à Marginalidade: Putas que Seduzem” e coautoria de Neiva Maria Rodrigues, apresentaram por meio da disciplina de Artes, os problemas que circundam as representações acerca da prostituição no contexto histórico brasileiro refletindo sobre a violência, principalmente contra as mulheres, que possuem raízes na colonização baseada na cultura ocidental e patriarcal.
Após as apresentações, a servidora foi convidada pela organização do Seminário a fazer parte de um e-Book.

Texto: Tânia Gonçalves Bueno da Silva.

Publicação: Ascom IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

registrado em: