Página inicial > Notícias > Boletim Climático do Campus Muzambinho chega ao seu quarto ano com cerca de 50 edições publicadas

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 15h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 11h04

01Hoje, dia 02 de maio de 2017, o Boletim Climático do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completa 4 anos de existência, com cerca de 50 edições publicadas.

No Boletim constam informações a temperatura, a média de precipitação, a quantidade de água armazenada no solo, o balanço hídrico, os índices pluviométricos, a velocidade do vento e a evapotranspiração. Além dos dados mensais, os relatórios ainda trazem uma média dos eventos climáticos nos últimos 30 anos.

A Estação Agrometeorológica conta com sensores que enviam as informações coletadas para uma central onde os dados são processados e analisados. Esses dados são utilizados por empresas, por empreendedores do setor de construção, por pesquisadores, estudantes, pela imprensa da região, por produtores rurais e demais interessados.

Os boletins climáticos são preparados pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia e a equipe responsável pela elaboração é composta pelo Doutorando, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, e pelo Professor e Engenheiro Agrônomo do Campus Muzambinho, Paulo Sérgio de Souza.

Segundo Lucas Aparecido, a partir de tais dados os produtores rurais conseguem administrar seus sítios e fazendas de uma forma mais adequada e precisa, ajustando, por exemplo, o momento certo do plantio e a quantidade de irrigação necessária.

Uma parceria com a Cooxupé também foi estabelecida de forma a garantir que os dados obtidos pela Estação Agrometeorológica sejam analisados e utilizados por um maior número de produtores da região.

Os Boletins também são fonte de dados para diversos pesquisadores do IFSULDEMINAS e demais instituições de ensino e universidades.

02Atualmente contam com o apoio da estrutura da Estação Agrometorológica alguns projetos como o estudo que demonstra qual a temperatura necessária em um sistema de estufa para eliminação de nematóides, ou ainda o projeto sobre as condições climáticas adequadas para se impedir o crescimento de plantas invasoras.

A estação também possui um sensor de molhamento que é o responsável por medir a quantidade de água absorvida pela planta. Segundo Lucas, quanto maior o molhamento foliar, maiores são as chances de aparecimento de doenças.

Como forma de contribuir com uma agricultura de precisão no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, a estação também fornece dados para todos os projetos da Instituição que necessitam de irrigação. Dessa forma os plantios evitam o excedente ou a deficiência hídrica e o crescimento da planta ocorre de forma mais adequada.
Estação online

As informações da Estação Agrometorológica também estão disponíveis por meio do site do Campus Muzambinho no link:
Estação Online

Na estação online as informações são atualizadas em tempo real e são fornecidos dados como a temperatura, a pressão atmosférica, a unidade do ar, o índice de radiação solar e o ponto de orvalho; a quantidade de chuva diária, mensal e anual, assim como sua intensidade; a relação solo/planta por meio de dados da evapotranspiração mensal, anual e da temperatura e umidade do solo; e a velocidade e direção do vento.

Também são publicadas as análises climatológicas contendo dados como o dia do mês e a hora em que a temperatura mais alta. ou mais baixa, foi registrada e seu respectivo valor em graus Celsius; o dia em que a quantidade de chuva foi a maior, ou a menor, em todo mês; a hora na qual foi registrada a velocidade mais alta do vento, assim como sua direção; a quantidade de chuva registrada em um determinado dia e o total mensal; dentre outras informações.

Para contribuir com a economia e melhor utilização dos recursos hídricos e energéticos, os boletins ainda fornecem análises sobre os Graus-dia. Essas análises podem ser de aquecimento, concebidas para uma reflexão sobre a demanda de energia necessária para aquecer uma casa ou empresa. Ou de refrigeração, medida concebida para estudo da demanda de energia usada para resfriar uma casa ou empresa.
Veja todos os Boletins Climático disponíveis.
Confira as fotos:

TEXTO e FOTOS: ASCOM – Campus Muzambinho.

registrado em: