Página inicial > Editais > Vestibular | Processo Seletivo > FIC - Formação Inicial e Continuada > Divulgado resultado final dos cursos de FIC/EaD do Programa Novos Caminhos
Oportunidade

Divulgado resultado final dos cursos de FIC/EaD do Programa Novos Caminhos

Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 11h22 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h38

Dados de acesso, dia que o curso será disponibilizado e o NOVO SITE estão no cabeçalho de cada lista dos aprovados

Edital 110/2021Lista Final dos aprovados e excedentes do Curso Inglês Básico (Módulo I) - 09/07

Lista Final dos aprovados e excedentes do Curso Espanhol Básico (Módulo I)- 09/07

Lista Final dos aprovados e excedentes do Curso Francês Básico (Módulo I) - 09/07

Lista Final dos aprovados e excedentes do Curso Francês Intermediário (Módulo II) - 09/07

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Ministério do Turismo e  a SETEC, por meio do Programa Novos Caminhos, abre mais uma etapa de seleção de estudantes interessados em realizar cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância (EaD) neste segundo semestre de 2021. As aulas ocorrerão no período de 19 de julho a 30 de novembro de 2021 e serão integralmente on-line.

Ao todo, foram disponibilizadas 1.600 vagas, portanto, restam 200 conforme tabela abaixo:

Nome do Curso Carga horária do curso Vagas Escolaridade e idade mínima exigida
Inglês Básico* 160 400 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Espanhol Básico* 160 600 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Francês Básico* 160 400 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Francês Intermediário 160 200 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos / Necessário certificado de Francês Básico com carga horária mínima de 80 horas.
Total de vagas 1.600  200
* As inscrições para os cursos "INGLÊS, ESPANHOL E FRANCÊS BÁSICO" foram ENCERRADAS. De acordo com o item 4 do Edital: "as inscrições poderão ser encerradas antecipadamente para o curso que atingir o dobro de inscritos em relação ao número de vagas disponíveis". O sorteio para estes cursos será realizado no dia 05/07 e a lista dos contemplados será divulgada no dia 06/07. Estamos trabalhando para abertura de mais vagas em breve.

Inscrições

As inscrições, bem como os cursos FIC do IFSULDEMINAS são públicos e gratuitos e poderão ser realizadas de 01 a 08 de julho de 2021, por meio deste formuláro eletrônico. Para isso, o interessado deve:

a) Possuir um e-mail válido;

b) Estar logado numa conta Google;

c) Estar portando número do RG e CPF;

d) Possuir escolaridade e idade mínima no ato da inscrição;

e) Enviar o comprovante de pré-requisito (para o curso Francês Intermediário);

f) Deve responder todas as perguntas do formulário e no final clicar em “Enviar”.

Não é permitido realizar dois cursos do Programa Novos Caminhos ao mesmo tempo, nem aqueles ofertados pelo IFSULDEMINAS, nem os cursos ofertados por outra instituição de ensino no país. Dessa forma, se inscrito, sorteado e matriculado por este edital, poderá ter sua matrícula invalidada ou cancelada se observadas duas matrículas simultâneas.

Seleção e Resultado

A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico". Vale lembrar que, terá prioridade no sorteio, para metade das vagas, os candidatos residentes nos municípios que apresentaram maior demanda por profissionais, constantes no anexo II deste edital. O IFSULDEMINAS divulgará a lista dos candidatos contemplados no dia 09 de julho de 2021, bem como a lista de candidatos em cadastro reserva.

Matrícula

O IFSULDEMINAS providenciará a matrícula dos contemplados nos cursos e o estudante deverá enviar a seguinte documentação, por meio digital, em período a ser determinado após a matrícula: cópia digitalizada e legível do Documento de Identidade com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Comprovante de Escolaridade (declaração ou histórico).

Os cursos

Todos os cursos serão ofertados pela plataforma digital MOODLE e emitirão certificado de conclusão para os estudantes que atingirem média mínima de 60 por cento de aproveitamento, preencherem a avaliação institucional do curso e enviarem a documentação solicitada, conforme instruções a serem fornecidas posteriormente. Caso o candidato queira saber informações detalhadas sobre cada curso através do Guia Pronatec de Cursos FIC, basta clicar neste link

A abertura das turmas estará condicionada ao preenchimento de 75 por cento das vagas ofertadas em cada turma.

Evento Data
Período de incrição 01/07/2021 a 08/07/2021
Sorteio eletrônico 09/07/2021
Resultado com os classificados e lista de espera a partir do dia 12/07/2021