Página inicial > Editais > Vestibular | Processo Seletivo > FIC - Formação Inicial e Continuada > O IFSULDEMINAS, Ministério do Turismo e SETEC ofertam 6 novos cursos FIC, on-line e gratuitos

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 13h01 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h43

O IFSULDEMINAS, Ministério do Turismo e SETEC ofertam  6 novos cursos FIC, on-line e gratuitos

São 5 mil vagas voltadas à área de Turismo com inscrições até  o dia 13 de dezembro

Edital 170/2020

Formuláro eletrônico

Foram divulgadas nesta quarta-feira, 02/12, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Ministério do Turismo e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), ​por meio do "Programa Novos Caminhos", cinco mil vagas destinadas a seis novos cursos FIC (Formação Inicial Continuada) gratuitos, on-line, com carga de 160 a 200 horas, com início em 17 de dezembro. Dessas, 2.500 vagas foram financiadas pelo Ministério do Turismo, e o restante com recursos próprios da Instituição.

Assim, os cursos são voltados para a área do turismo como: Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem; Mensageiro em Meio de Hospedagem; Copeiro(a); Garçom/Garçonete; além também, de dois cursos, nível básico e intermediário, de espanhol.

Quadro de Vagas

Nome do Curso

Carga horária do horária do curso

Vagas Escolaridade e idade mínima exigida Vagas Escolaridade e idade mínima exigida
Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem 160 1.000 Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo / 16 anos
Mensageiro em Meio de Hospedagem 160 1.000 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Copeiro (a) 160 1.000 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Garçom/Garçonete 200 1.000 Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo / 16 anos
Espanhol Básico 160 600 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos
Espanhol Intermediário 160 400 Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo / 16 anos / Necessário certificado de Espanhol Básico
Clique aqui e veja qual é atribuição de cada profissional"

Inscrição

As isncrições são feitas exclusivamente por meio deste Formuláro eletrônico até o dia 13 de dezembro. Vale lembrar que não será permitido realizar dois cursos ao mesmo tempo e o candidato que já matriculado em cursos do "Programa Novos Caminhos", em qualquer instituição do país, não poderá participar desta oferta. Os requisitos mínimos para se inscrever estão no anexo 05 do edital.

Seleção

A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico". Terão prioridade no sorteio os candidatos residentes nos municípios demonstrados no anexo II deste edital,  que apresentaram maior demanda por profissionais. A lista dos candidatos contemplados será divulgada por este endereço no dia 15 de dezembro, bem como a lista de candidatos em cadastro reserva. Assim, os estudantes contemplados deverão enviar a seguinte documentação, por meio digital, em período a ser determinado após a matrícula:

- cópia digitalizada e legível do Documento de Identidade;

- Comprovante de Escolaridade (declaração ou histórico);

- Termo de Compromisso assinado.

Evento Data
Período de inscrição 02/12 a 13/12/2020
Lista dos candidatos contemplados 15/12/2020
Início dos cursos 17/12/2020

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3449-6186.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 01/12/2020