Página inicial > Editais > Vestibular | Processo Seletivo > FIC - Formação Inicial e Continuada > Resultado final do curso FIC - Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido

Resultado final do curso FIC - Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 16h45 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h35

Resultado final - do edital 70/2021 - Curso de Formação Inicial  Continuada - FIC- Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido

O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e Coordenadoria-Geral de Extensão (CGEx), divulgam o resultado final do edital 70/2021 do Curso de Formação Inicial Continuada - FIC - Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido.

Para acessar o resultado, confira o PDF entre os anexos ao fim desta página.

Divulgado no dia 10/09/2021

Resultado parcial - do edital 70/2021 - Curso de Formação Inicial  Continuada - FIC- Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido

O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e Coordenadoria-Geral de Extensão (CGEx), divulgam o resultado final do edital 70/2021 -do Curso de Formação Inicial Continuada - FIC - Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido.

Para acessar o resultado, confira o PDF entre os anexos ao fim desta página.

Divulgado no dia 09/09/2021

Estão abertas, até o dia 07/09/2021, pelo link AQUI, as inscrições para realização de cursos rápidos e on-lines de formação continuada em Ensino Híbrido.

Trata-se de uma ação do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) e do curso de Ciência da Computação, com organização da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e alunos das disciplinas de Computação Aplicada à Educação e Atividades Extensionistas. E apoio dos professores Paulo César dos Santos e Ramon Marques.

A Trilha de Introdução ao Ensino Híbrido contará com 5 (cinco) cursos.

Cada curso terá duração de 20 horas.

O participante, ao se inscrever para a trilha, será matriculado em todos os cursos, automaticamente. E poderá realizar um ou mais cursos até a data final desta oferta, que é 31/10/2021.

Não existe uma ordem de realização dos cursos. Entretanto, sugerimos que iniciem pelo curso Introdução ao Ensino Híbrido.

Os certificados serão emitidos por curso, considerando os cursos que o participante de fato concluiu. Exemplo: se você realizou o curso “Introdução ao Ensino Híbrido” e “Introdução à Rotação por Estações no Contexto do Ensino Híbrido”, então receberá dois certificados, de 20 horas cada um.

Cursos da Trilha:

Introdução ao Ensino Híbrido (20 horas).

Introdução à Rotação por Estações no Ensino Híbrido (20 horas).

Introdução à Sala de Aula Invertida no Contexto do Ensino Híbrido (20 horas).

Uso de Ferramentas Digitais para o Ensino Híbrido na Educação Infantil (Realidade Aumentada, Avatares, Gamificação com Jamboard e Google Forms) (20 horas).

Ferramentas Digitais de Apoio à Aprendizagem Baseada em Projetos (Google Agenda, KanbanFlow.com e Trello) (20 horas).

Estão previstas duas palestras síncronas com participação de membros do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft).

Ensino Híbrido X Ensino Alternado em Decorrência da Pandemia - Professores Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e Paulo César dos Santos

Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino Híbrido - Professor Ramon Marques

O ensino híbrido é um assunto que no momento atual vem ganhando grande destaque por conta da Pandemia de COVID-19. Por essa causa, esse curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em formato de trilha foi desenvolvido para trazer mais informações sobre essa estratégia de ensino. Embora os autores entendam que alguns formatos usados por algumas escolas não se traduzem em Ensino Híbrido, na sua essência, essa modalidade pode inspirar diversas formas de organização da sala de aula e experiências de ensino e aprendizagem. Então, essa trilha não aborda o Ensino Alternado ou Semipresencial que tem sido explorado por escolas em decorrência da pandemia. Apresenta, sim, conceitos gerais sobre as características do Ensino Híbrido, seus modelos principais e algumas ferramentas de apoio. Com isso, espera-se que os participantes consigam compreender o que é o Ensino Híbrido e, até mesmo, diferenciá-lo do Ensino Alternado em decorrência da pandemia.

Mais informações podem ser encontradas no Edital e no Projeto Pedagógico em anexo.

Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para extensao@muz.ifsuldeminas.edu.br