Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Confira a programação especial do Setembro Amarelo - Cuide de si e floresça para a vida
Início do conteúdo da página

Confira a programação especial do Setembro Amarelo - Cuide de si e floresça para a vida

Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 09h21 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h08

Prancheta 2 rotativo

 Campanha Setembro Amarelo - CGAE lança ação "Afeto que afeta"

Prancheta 4 pílulasHoje, 10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a CGAE (Coordenadoria Geral de Atendimento ao Educando) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho inicia uma nova ação da Campanha do Setembro Amarelo. O “Afeto que afeta” é uma iniciativa que visa promover conexões humanas carregadas de sensibilidade e empatia, estreitando os laços interpessoais, principalmente nesse momento de distanciamento social.

Esta ação será feita com a ajuda de todos. Uma corrente de mensagens positivas será produzida envolvendo a comunidade acadêmica do Campus. De acordo com o psicólogo da CGAE, Túlio Trevisan, “apesar de não convivermos diariamente no Campus, devido aos protocolos de segurança da pandemia, precisamos nos lembrar que estamos juntos, que fazemos parte de uma comunidade e há laços entre nós.”
A ideia central da ação visa afetar o outro com o seu próprio afeto. “Uma mensagem de carinho, de força e de incentivo, que pode mudar o dia de alguém. Com um gesto simples e rápido, podemos nos tornar presentes uns para os outros.” - enfatiza Túlio.

Como funciona?
Para participar, envie uma mensagem, que pode ser escrita, áudio ou vídeo, desde que seja produzida por você, para o número (35) 99983-9860. É importante que informe também seu nome e o que você faz no Campus. A sua mensagem não deve ter um destinatário específico, pois será enviada aleatoriamente para os participantes dessa ação.

Quem enviar uma mensagem, receberá outra em troca. A dinâmica, portanto, consiste em proporcionar um movimento de circulação de afeto, em que possamos nos afetar positivamente e propiciar momentos de acolhida e conexão.

Pode mandar mais de uma mensagem?
Pode sim! Quanto mais mensagens enviar, mais você receberá também. Fique à vontade para distribuir afeto e afetar mais pessoas!

Quem pode participar?
Todo mundo do Campus Muzambinho! O objetivo é unir alunos de todos os cursos e modalidades de ensino e servidores (Professores, Técnicos Administrativos em Educação, Colaboradores terceirizados) nessa corrente de afeto.

Qual o período para participar?
Você poderá mandar a sua mensagem durante todo o mês de setembro, mas não deixe para a última hora! E lembre-se: essa corrente precisa de você para funcionar! Participe!

Atualizado em: 10/09/2021


O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - terá uma programação especial durante o Setembro Amarelo. Durante todo o mês de setembro, diversas atividades, organizadas pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando - CGAE, serão realizadas on-line pelo Google Meet e no canal de YouTube do Campus. Neste ano, o Setembro Amarelo terá como tema: “Cuide de si e floresça para a vida”.

Confira a programação especial durante o Setembro Amarelo 

ATENÇÃO - Com emissão de certificados!

- Afeto que Afeta

Início: 10/09 

Entenda: “Afeto que afeta” é uma iniciativa que visa promover conexões carregadas de sensibilidade e empatia, estreitando nossos laços, principalmente nesse momento de distanciamento social. Ao longo de todo o mês, mensagens positivas serão trocadas via aplicativo de mensagem.  

- Mexa-se - Aulão de Yoga

Quando: 09/09
Horário: 18h
Link: Canal de YouTube - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

- Palestra: Ansiedade & Depressão - conhecendo os transtornos e sua prevenção

Quando: 16/09
Horário: 19h
Link: Canal de YouTube - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

- Saúde mental no serviço público: como cuidar para não adoecer?

Quando: 21/09
Horário: 15h
Link: Canal de YouTube - TVIFSULDEMINAS
Público-alvo: Docentes, TAEs e Colaboradores Terceirizados do IFSULDEMINAS, em parceria com a CQV/PROGEP

- Roda de conversa: Quem é você no banheiro da escola?

ATIVIDADE CANCELADA - Informamos que a atividade prevista para hoje foi cancelada. Quando for estabelecida uma nova data ela será divulgada em nosso site oficial.

Quando: 23/09
Horário: 17h30min
Link: Google Meet (em breve)
Público-alvo: Alunos dos Cursos Ténicos Integrados ao Ensino Médio

- Quinta Cultural Especial - Estações

Quando: 30/09
Horário: 18h
Link: Canal de YouTube - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho


Campus Muzambinho - Escuta Terapêutica

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado no ano de 2015. Desde então, campanhas de prevenção ao suicídio vem sendo cada vez mais divulgadas, e canais para tratar sobre o assunto têm sido ampliados em todo o país. O assunto é delicado, mas não deve ser tratado como um tabu, pois o debate expande as informações relevantes. As ações desenvolvidas contarão com respaldo e orientação de profissionais qualificados.

O Campus Muzambinho atua com uma equipe profissional que oferece atendimento psicológico para o corpo discente. Em virtude da suspensão das atividades presenciais, o serviço foi adaptado e, atualmente, é ofertada a Escuta Terapêutica.

Como funciona?

Serão agendadas conversas on-line, mediadas por aplicativo específico, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, conforme preferência indicada em formulário pelo aluno e de acordo com a disponibilidade do profissional. Os atendimentos visam ao acolhimento daqueles estudantes que estejam passando por dificuldades emocionais relacionadas ao momento que enfrentamos.

Como se inscrever?

Preencha o formulário disponível em https://bit.ly/2xqda3I e aguarde as orientações que serão encaminhadas por e-mail.


Texto e arte: ASCOM

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página