Página inicial > Notícias > Equipamento inoperante vira monumento histórico no Campus Muzambinho

Equipamento inoperante vira monumento histórico no Campus Muzambinho

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2024, 08h52 | Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2024, 09h05

Como parte das ações comemorativas em homenagem aos 70 anos do Campus Muzambinho, a administração inaugurou um monumento histórico diante do prédio Pedagógico H. Trata-se de um dos primeiros tratores adquiridos por este educandário, e cujo aproveitamento tornou-se inviável para a administração, o que motivou sua restauração e transformação em um monumento em homenagem à Escola Agrotécnica Federal.

02A restauração foi conduzida pelo senhor Carlos Fernando Anderson, mecânico Muzambinhense com mais de 60 anos de experiência no ramo.

Ele contou que o processo começa pela desmontagem da máquina, e as peças passam por um tratamento prévio para a retirada da pintura antiga.
Na sequência, vem a etapa de restauração e pintura, um trabalho que demanda meses de dedicação.

A intervenção, segundo o profissional, foi puramente estética, pois a máquina já não funciona mais.

“Hoje, os sistemas e os tratores são mais bem preparados. Por exemplo, eles têm direção hidráulica e sistema hidráulico diferentes deste, então muita coisa se modificou. Por isso, não seria viável colocar essa máquina para funcionar.”

O mecânico comentou também a sensação de poder contribuir com a restauração de um equipamento tão significativo para nossa história. Para ele, que buscou a profissão de mecânico para seguir os passos do pai, é bastante gratificante ver o legado se perpetuar através dos anos:

“Ao ver esse exemplar restaurado, a gente sente bem que deixa uma história, e essa história está sendo transmitida para as próximas gerações” - Finalizou.

O Coordenador do Setor de Mecanização Agrícola do Campus Muzambinho, Carlos Eduardo Machado, também tem sua própria história de envolvimento com a máquina restaurada. Ele já foi colaborador terceirizado (2002), além de egresso do curso técnico de cafeicultura (2009), e conta que aprendeu a trabalhar com o trator em questão. Já como servidor, trabalhou com o equipamento ao longo de muitos anos.

De acordo com ele, o trator acumulava um desgaste natural bastante acentuado, fruto de décadas de serviço, o que tornaria inviável mantê-lo em funcionamento.

03Foi então que, em meio às comemorações do 70º aniversário do Campus Muzambinho, optou-se por transformar o equipamento em um monumento histórico. A decisão partiu de decisão conjunta da CGP -  Coordenação Geral de Produção e a Direção-Geral.

Para Carlos, nada mais justo que a máquina ganhasse o devido reconhecimento, visto que foi uma das primeiras a serem adquiridas pela instituição.

“Eu aprendi nele (no trator) como aluno, então ele foi primordial na minha formação e também da de muitos outros profissionais. Muita gente aprendeu a trabalhar através dele. Então, é justo que essa máquina tivesse um destino nobre, que é o que estamos vendo aqui hoje” - comentou o coordenador.

Por sua vez, Gustavo R. Botrel Miranda, professor de Mecanização, comentou tecnicamente a inviabilidade de conserto do trator, fato que motivou sua transformação em monumento histórico.

“O pessoal vai olhar aqui em um primeiro momento e se questionar por que tem um trator tão bonito e novo parado, não é?” - brincou - “Acontece que há casos em que você troca uma ou outra peça, e isso mantém a máquina em funcionamento por mais alguns anos. Essa máquina aqui, por outro lado, já passou por uma fundição de motor e de bomba injetora, e isso tornaria o processo muito caro e dispendioso. Para ser mais exato, o custo para colocar esta máquina em funcionamento seria de 80 a 90% do valor de uma unidade nova. Daí você coloca na balança e percebe que é mais vantajoso adquirir uma máquina mais nova, com uma tecnologia moderna, até para manter os alunos atualizados com as novidades e tendências do mercado” - explicou.

Por fim, o professor Gustavo reforçou a importância de tornar a máquina um monumento histórico:

“Sempre que os egressos vêm ao campus, eles procuram algum sinal da história que eles vivenciaram ou ajudaram a construir. Às vezes, pode ser um prédio antigo, uma árvore que foi plantada, ou até mesmo uma máquina como essas. Tudo isso gera identificação”.

O monumento histórico está aberto à visitação, respeitados os horários de acesso ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e pode ser encontrado no pátio situado entre o prédio administrativo e o prédio Pedagógico “H”.

Texto e fotos: ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em: