Página inicial > Notícias > A memória viva dos gols da Escola Agrotécnica de Muzambinho

A memória viva dos gols da Escola Agrotécnica de Muzambinho

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 11h34 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 11h35

9Q6A4728A comunidade também esteve presente na construção da história do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Régis Policarpo Dias, nascido em Muzambinho, filho de Ismênia Dias e Policarpo Dias, radialista e locutor esportivo, relembra suas memórias da época da inauguração.

Régis ainda era adolescente quando o presidente Getúlio Vargas veio a Muzambinho inaugurar a Escola Agrotécnica. Ele se recorda com exatidão, em alguns momentos chega a dizer que é como se suas lembranças tivessem sido vividas no dia de ontem, sobre fatos ocorridos com a Escola.

Ele começa contando sobre a vinda de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, à época, Getúlio era o presidente e destaca que o trio chegou à presidência da República. “Tancredo às vésperas de tomar posse acabou falecendo. Efetivamente, nós tivemos três presidentes da República em uma inauguração. Eles estiveram por três dias na cidade de Muzambinho. Coisa impensável nos dias atuais.”

O radialista enfatiza a grandiosidade do momento e relembra o baile realizado no Clube Recreativo para comemorar a inauguração da Escola Agrotécnica. De acordo com Régis, o baile ocorreu em 23 de novembro de 1953 e Getúlio, Juscelino e Tancredo dançaram. Inclusive, um jornal da época, estampa em uma de suas páginas o registro fotográfico da dança entre Aparecida Anecchini, uma jovem muzambinhense, com Juscelino Kubitschek, Governador de Minas na época.11.27.02

Ele relata que houve comemorações nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 1953. Na ocasião, a Rádio Nacional do Brasil do Rio de Janeiro, Rádio Cultura de Poços de Caldas e Rádio Clube de Guaxupé participaram da cobertura dos fatos que marcaram a história de Muzambinho e região.

Na opinião de Régis, a Escola Agrotécnica marcou época no Brasil inteiro. Ele destaca o importante papel do Deputado Federal Lycurgo Leite Filho, muzambinhense e, nas palavras de Régis, “o maior benfeitor da cidade de Muzambinho”. O Deputado Licurgo foi o responsável por batalhar para que a Escola Agrotécnica fosse instalada em Muzambinho e a aprovação foi fruto de seu trabalho.

No dia 22 de outubro de 1948, foi assinado o Termo de Acordo entre os Governos da União e do Estado de Minas Gerais para a instalação de uma Escola Agrotécnica no município de Muzambinho. Na ocasião, o Ministro da Agricultura, Doutor Daniel Serapião de Carvalho, representou o Governo da União e o Deputado Federal, Doutor Lycurgo Leite Filho foi o representante do Estado de Minas Gerais. A documentação foi assinada na Secretaria dos Negócios da Agricultura, no Rio de Janeiro. O Acordo tinha validade de um ano.

O processo de construção da Escola Agrotécnica começou no ano de 1949, quando o Doutor Hercílio Vater Faria deu início à organização da obra. Hercílio foi nomeado como executor do acordo e tornou-se o primeiro diretor da Escola.

Régis, embora seja muzambinhense não chegou a estudar na Escola Agrotécnica, ele seguiu pelo caminho da comunicação, o que proporcionou a ele um aguçado olhar para os fatos que envolviam a sua cidade e a Escola. Inclusive, ele atuou por muitos anos como locutor esportivo, ele não chegou a narrar os jogos da Escola, mas carrega em sua memória, lances de partidas de futebol envolvendo o time.

Recentemente, Régis simulou a narração de um gol do time da Escola Agrotécnica contra o Misto do Palmeiras, em Botelhos - Minas Gerais. A partida ocorreu no ano de 1958 e o gol foi de Carlos Magno. O áudio do lance foi compartilhado com os estudantes da época.

Para Régis, o time de alunos de 1953 a 1958 foi fantástico, o Doutor Hercílio era um entusiasta do esporte. O transporte era escasso e as estradas eram todas de terra, o que acabava dificultando a viagem dos estudantes para visitarem seus familiares. Essa situação, na opinião de Régis, era o que proporcionava o entrosamento do time, pois tinham os finais de semana para o treinamento.

O locutor esportivo lamenta a extinção do curso de Técnico Agrícola, em 1958, o que acabou separando os atletas do time de futebol que precisaram concluir os estudos nas cidades de Barbacena, Pinheiral e Santa Tereza.

Régis destaca que a cidade de Muzambinho ganhou e ganha muito com a Escola Agrotécnica, atual IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A Instituição forma cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, movimenta a economia local e regional e atua no desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e O Cruzeiro