Página inicial > Notícias > Conheça o homem que faz parte da história do Campus Muzambinho

Conheça o homem que faz parte da história do Campus Muzambinho

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 11h16 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 11h16

9Q6A1018Dizem que o sonho é o começo de grandes conquistas. Nossa instituição, que hoje atende estudantes do Brasil inteiro e conta com uma infraestrutura de ponta, foi sonhada por muitos e construída, tijolo por tijolo, por atores que narram sua história com orgulho e a defendem com unhas e dentes.

O Senhor Osmar Oliveira da Silva foi um desses atores. Ele contribuiu com cada passo da evolução institucional, desde quando o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho era apenas um sonho.
Marido de Maria Luzia da Silva, pai da Neusa Maria e da Ana Carolina, e avô do Raphael Henrique, Gabriel Francisco, Kellyane Helena e Maria Eduarda e bisavô do João Eduardo, José Henrique, Joaquim Francisco e Benício. O Sr. Osmar começou sua trajetória na Escola Agrotécnica de Muzambinho, em 1953.

Como pedreiro, ele trabalhou na construção de nossa escola e na base sólida das edificações que ultrapassaram décadas e até hoje abrigam nossos estudantes e servidores.

Querendo construir uma carreira e crescer cada vez mais, ele decidiu aprender o ofício de mecânico e logo tomou posse no cargo de Operador de Máquinas Agrícolas, função que atuou até sua aposentadoria em 1994.

Quando pensamos em uma escola, logo nos vem à cabeça as salas de aula, docentes e demais atividades acadêmicas. Mas a realidade é que nossa instituição jamais funcionaria se não houvesse os responsáveis por toda logística que, muitas vezes, ficam apenas nos bastidores.

Orgulhoso de seu trabalho, Sr. Osmar conta que “fazia de tudo” na escola. Logo pela manhã, já garantia o transporte do leite que alimentava os residentes e abastecia a cooperativa. Também transportava os animais para abate e fabricação de produtos que seriam utilizados no cardápio do refeitório e vendidos na cooperativa-escola.

Uma vez na semana, ele também era responsável pela retirada do chorume armazenado nos tambores e pela distribuição desse material orgânico nos pastos. Com o solo fértil, Osmar também atuava no plantio de mudas, cultivando oliveiras, plantas ornamentais, dentre outras.

Em outubro de 1956, Dr. Paulo de Azevedo Berutti assumiu a direção da escola e, segundo Osmar, foi ele que incentivou o plantio do lindo caminho de ipês amarelos que enfeitam nossa instituição até os dias atuais.

Osmar ressaltou sua gratidão ao diretor Paulo, não só pelo excelente trabalho na instituição, mas também pela diferença que ele fez em sua vida. Dando a oportunidade que ele precisava para aprender um ofício e construir sua carreira.

Hoje, com 84 anos, Sr. Osmar se lembra, com saudade, das pescarias no açude e da união entre todos que estudavam ou trabalhavam no campus e formavam uma grande família.

E o tempo não diminuiu sua força, disposição, alegria e nem sua admiração e vontade de defender a instituição. Para ele, a escola representa “TUDO. Se acabar a escola, acaba Muzambinho [...] Tudo o que eu tenho na minha vida é aqui, isso aqui que levantou minha vida. Não tem outro lugar. Se você falar que vai derrubar a escola, eu derrubo você primeiro. Isso aqui vai ficar pra história, isso aqui é uma beleza, é uma referência muito grande”.

Assim, deixamos aqui o nosso agradecimento ao Sr. Osmar. Sua dedicação, esforço e amor pela instituição foram pilares na construção dos nossos 70 anos de história.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: