Página inicial > Notícias > Espaço Maker promove Oficina de Robótica em festival Muzambinhense

Espaço Maker promove Oficina de Robótica em festival Muzambinhense

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 15h35 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 13h26

Espaço Maker promove Oficina de Robótica no Festival de Inovação e Cultura Empreendedora de Muzambinho

No dia 17 de novembro, das 13h às 15h, o Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu a Oficina de Robótica, ela aconteceu no Prédio de Edificações do Instituto, onde se encontram atualmente as Instalações do Espaço Maker. A Oficina contou com a presença dos alunos do Curso Técnico Concomitante de Edificações da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.

A Oficina foi facilitada pelo Coordenador do Espaço Maker, professor Gustavo de Souza Neves e contou com o auxílio do aluno bolsista do projeto maker Felipe Antony Baquião Avelar do curso técnico em informática.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os arduinos e criarem semáforos programáveis. Essa atividade prática não apenas introduziu os participantes ao universo da codificação, mas também demonstrou aplicações tangíveis da programação em situações do cotidiano.

Além disso, os participantes se envolveram na criação de uma mão robótica articulada, movida por um servomotor e controlada por um arduino. Essa atividade permitiu que os alunos aplicassem seus conhecimentos recém-adquiridos em programação para dar vida a uma criação mecânica prototipada em cartolina, linha e canudinho de plástico.

A Oficina de Robótica não apenas enriqueceu o conhecimento prático em robótica, mas também proporcionou uma experiência valiosa na programação de Arduinos, despertando novas ideias e a criação de novas tecnologias.

Vale destacar que a Oficina de Robótica fez parte da Programação do 2º Festival de Inovação e Cultura Empreendedora de Muzambinho, que ocorreu em paralelo com a 13ª Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, entre os dias 16 e 18 de Novembro, data escolhida especialmente devido a semana global de empreendedorismo..

Clique aqui e Saiba mais sobre o Festival de Inovação e Cultura Empreendedora de Muzambinho.

Saiba mais sobre o Espaço Maker e sobre o Projeto Maker:

Perfil de Instagram | O que é o espaço Maker? | O que é o projeto Maker?

Texto e Fotos: Mário Antônio Moreira

registrado em: