Página inicial > Notícias > Sarau "Pôr do Som" celebra os 70 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Sarau "Pôr do Som" celebra os 70 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 18h40 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 09h12

A casa da Cultura de Muzambinho foi palco de grande celebração na noite da última quinta-feira, 28 de Setembro. Dezenas de artistas locais, autoridades e membros da comunidade acadêmica do Campus Muzambinho se reuniram no local para homenagear os 70 anos de história de nosso Campus, e o evento, como não poderia deixar de ser, contou com música, “contos de causo”, poesia e diversas atrações artísticas.

Os convidados, artistas e autoridades já estavam todos reunidos, por volta das 19h45, quando Evandro Navarro, anfitrião e produtor cultural, abriu a celebração e explicou um pouco da dinâmica do evento que se iniciava. De acordo com ele, os saraus são realizados sempre na última sexta-feira do mês, e era com grande alegria que, naquela ocasião específica, poderiam dedicar a atração ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Evandro convidou então algumas das autoridades presentes para comentarem a celebração e recepcionarem os presentes.

Uma dessas personalidades foi a professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, a Cidinha, que é docente do campus e atual coordenadora do “Setor de Esportes, lazer, Cultura e Artes”. Em sua fala, ela comentou que o evento em homenagem ao Campus Muzambinho nasceu a partir da integração entre a Quinta Cultural, movimento artístico desta instituição, e o Sarau “Por do Som”, da Casa da Cultura:

“As Quintas Culturais são momentos de valorização da arte, da cultura e de fortalecimento de laços essenciais para a promoção humana. A interação entre a Quinta Cultural e o Sarau Pôr do Som foi uma ação de integração entre o IF e a Comunidade Muzambinhense no sentido de homenagear os 70 anos de uma história que, muito além dos fatos e obras, vem construindo laços significativos, fomentando talentos e habilidades e promovendo o crescimento de pessoas e instituições.” - Concluiu a docente.

A programação teve continuidade com a apresentação de atrações artísticas, incluindo música ao vivo, poesia e conto de causos. Boa parte das atrações foi protagonizada por membros de nossa comunidade acadêmica, como professores e estudantes, e a inspiração para os versos e canções foi a história do Campus Muzambinho.

Estiveram presentes autoridades como o Prefeito Paulo Magalhães e a vice-prefeita Heloísa Helena, vereadores Muzambinhenses e também artistas consagrados desta terra, como o Desenhista Paulo Dipe, que apresentou um “causo” ao longo do sarau, e também a atriz Camilla Fernandes, que participou ativamente da organização da mostra dos 70 anos.

Para Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, o evento fortaleceu laços entre a comunidade local e o Campus, permitindo que os Muzambinhenses conhecessem um pouco mais sobre nossa história, além de se integrarem à celebração através da arte e da cultura.

Por este motivo, a própria escolha do local foi fundamental no sentido de sensibilizar os participantes e homenagear a história do campus, e a Prefeitura Municipal, por meio Casa da Cultura/Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (SELCT), atuou no sentindo de viabilizar esta iniciativa.

"Entendemos que a casa da cultura seria o lugar ideal para receber este evento, pois além de trazer a comunidade Muzambinhense para o centro da celebração, foi também o lar do Dr. Lycurgo Leite, uma pessoa que contribuiu muito para que a escola fosse fundada em Muzambinho."

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

A exposição histórica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho segue acontecendo na Casa da Cultura, e será encerrada às 17 horas do dia de hoje (29/09), mas os interessados podem visitar gratuitamente o Centro de Memórias Campus Muzambinho, que funciona de Segunda a Sexta-feira (exceto feriados) das 07h às 11h e das 13h às 17h.

registrado em:
Assunto(s):