Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho sediará Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho sediará Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2023, 10h32 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 10h33

DSC 8731

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e a Receita Federal realizaram, no auditório do Prédio H do Campus, a solenidade de descerramento da placa do NAF, Núcleo de Apoio Fiscal, que será implantado na Instituição. O evento ocorreu no dia 22 de junho de 2023 e contou com a participação de autoridades do IFSULDEMINAS, Receita Federal e Prefeitura Municipal. Participaram, também, convidados da Câmara de Vereadores, Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social, Sala Mineira do Empreendedor (parceria Sebrae/Prefeitura), Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Muzambinho (parceria Receita Federal/Prefeitura), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho, dentre outros.

Durante o cerimonial, foi apresentado que o NAF “é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em cooperação com instituições de ensino, que leva assistência fiscal e gratuita, presencial ou remota, às pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. [...] O objetivo da Receita Federal com a implantação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos, disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade”.

O Reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, participou da solenidade e em seu discurso mencionou a frase “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo” de autoria de Peter Drucker e, naquele momento, frisou a parceria que existe entre IFSULDEMINAS e Receita Federal em prol da sociedade. “Nós estamos dando um passo que será marcante na história do Campus e da cidade de Muzambinho”.

A atuação dos servidores do Campus foi destacada pelo Diretor-Geral da Instituição, professor Renato Aparecido de Souza, ao enfatizar que os mesmos buscam resultados significativos em todas as ações que assumem. “Na perspectiva educacional, nós temos trabalhado muito na aprendizagem centrada no estudante, para quebrar o paradigma daquele currículo tradicional, modulado em disciplinas. Se nós pudermos apresentar desafios e problemas reais aos nossos estudantes, de forma que eles tenham condições de resolver esses problemas reais, enxergando o resultado dessas soluções e o impacto das mesas na sociedade, isso de fato transforma a formação dos nossos estudantes. Certamente o NAF é uma janela de formação, de ensino e também de extensão, quem sabe de pesquisa, de inovação e tecnologia. Então, certamente os nossos estudantes que participam dos Cursos Técnicos Subsequentes em Contabilidade e Administração, principalmente, serão muito beneficiados com essas experiências”. O Diretor-Geral destacou a importância dos Coordenadores dos Cursos Técnicos em Contabilidade e Administração, professor Rafael Cedric Möller Meneghini e professor Evane Silva, que estarão à frente das atividades.

O Subsecretário de Gestão Corporativa, o auditor-fiscal Juliano Brito da Justa Neves, apontou que ações inovadoras, como o NAF, fazem com que a Receita Federal, mesmo que não seja fisicamente, esteja dando um suporte e cumprindo com o objetivo de chegar até a sociedade. “Trazer o contribuinte para a conformidade começa na escola, no treinamento, no NAF, em todo o lugar. A gente não pode olhar só para a grande empresa, mas o MEI, o microempreendedor, é onde a gente começa a montar a estrutura de conformidade, a estrutura de uma cidadania fiscal de verdade no país”.

Durante o cerimonial foi apresentado que “o programa NAF da Receita Federal, em parceria com as instituições de ensino, já ultrapassa a marca de 500 unidades em funcionamento em todo o Brasil, se consolidando como iniciativa efetiva de ensino-aprendizagem, responsabilidade social e cidadania. Essa iniciativa não acontece somente no Brasil, alcançando outros países sul-americanos que, por meio de suas administrações tributárias e, apoiados pela Receita Federal, realizam esse programa em cooperação com centenas de instituições de ensino nesses países”. O Delegado da Receita Federal do Brasil, em Varginha, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, apontou que o NAF do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é o terceiro do Brasil que atuará com Cursos Técnicos e o segundo no Estado de Minas Gerais. De acordo com ele, os estudantes terão um complemento em sua formação técnica e ampliarão seus conhecimentos durante a execução das atividades práticas do NAF.

O Secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Wilson Dias, participou da solenidade representando o Prefeito Municipal, Paulo Sérgio Magalhães, e comentou sobre sua experiência pessoal na abertura do seu negócio. De acordo com ele, as dificuldades foram muitas e vê que o NAF do Campus Muzambinho auxiliará a população da cidade a permanecer na legalidade.

O Coordenador do NAF do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Rafael Cedric Möller Meneghini, compartilhou com o público presente que os estudantes já participaram de cursos e palestras virtuais sobre o NAF, durante o período inicial de compreensão e construção desse projeto. “Posteriormente buscamos relatos e experiências de NAFs já ativos em outras Instituições de Ensino (IES) para formarmos um benchmarking de como proceder para implantar o NAF em Muzambinho. Participamos da inauguração do NAF do campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS e visitamos o NAF da UNIS, em Varginha. Ambas as instituições nos receberam muito bem e compartilharam conosco conhecimento e experiências. Aprendemos muito com essas vivências e nos conscientizamos da amplitude de ações que o NAF pode exercer, assim como da abrangência dos benefícios dessas ações sobre a sociedade”.

Os processos para a inauguração do NAF estão em andamento e o atendimento será realizado na Unidade Dr. José Januário de Magalhães, localizado à Rua Professor Salatiel de Almeida, nº 82, Centro. A data do início das atividades será divulgada em breve.

Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail naf.muzambinho@ifsuldeminas.edu.br

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página