Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > 11ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS proporciona aos visitantes realizarem minicursos e networking
Início do conteúdo da página

11ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS proporciona aos visitantes realizarem minicursos e networking

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 07h23 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 07h24

curriculo 1

 A 11ª edição da Feira de Estágios e Empregos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) ocorreu nesta semana, nos dias 03 e 04 de outubro, e agitou o Campus Avançado Carmo de Minas, anfitrião pela primeira vez do evento. A Feira, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), vem se tornando um espaço propício para promover a interação entre empresas e candidatos a vagas de estágio, trainee e emprego e configura-se, atualmente, como uma ação institucional para dinamizar o mercado de trabalho no Sul de Minas Gerais. Com este propósito, a edição deste ano recebeu a visita de cerca de 1.200 estudantes de todas as unidades do Instituto, além de moradores da comunidade local e representantes de empresas parceiras.

Abertura

CORALA Feira foi aberta com a apresentação do coral “Vozes do IFSULDEMINAS”, formado por 22 estudantes do Campus Avançado Carmo de Minas. Os integrantes do coral cantaram um clássico do rock, a música “Bohemian Rhapsody”, do grupo britânico Queen. Confira neste link como foi a abertura oficial do evento, transmitida ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no YouTube.

Na sequência, foi composta a mesa de honra do evento, com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Carlos Henrique Reinato, representando o reitor do IFSULDEMINAS; a pró-reitora de Extensão, Elisângela Silva; o diretor-geral do Campus Avançado Carmo de Minas, João Olympio de Araújo Neto; além do prefeito de Carmo de Minas e do integrante do Sebrae da Microrregião Mantiqueira de Minas, representando a comunidade local e as empresas parceiras da Feira, respectivamente.

MESANo seu momento de fala, Reinato deu as boas-vindas aos visitantes e trouxe um pouco sobre o contexto da Feira, seus objetivos e possibilidades. “Esta Feira começou em 2013 com o objetivo de fazer a aproximação dos alunos do IFSULDEMINAS com o mundo do trabalho. Ela começou num formato mediano, com poucas empresas parceiras, mas agora tomou essa magnitude, com várias oportunidades de geração de estágios e empregos. É um evento em que todo mundo ganha: os alunos, que podem conseguir colocações, e os empresários, que descobrem os talentos e competências de nossos estudantes”, afirmou Reinato.

Palestra de Abertura

caio no mundoO palestrante Caio no Mundo, que é empreendedor, mágico e professor de criatividade, contou para um auditório lotado, com mais de 300 pessoas, algumas de suas experiências empreendedoras e falou sobre experiência do cliente, relacionamento, liderança e criatividade. “Esta é uma feira de oportunidades. Então, eu vim contar um pouco como a gente pode criar as nossas próprias oportunidades, pensando fora da caixa. Eu me dirigi aos jovens, que estão numa fase de ansiedade e de medo de enfrentar o mercado de trabalho. Então, eu busquei passar um pouco de tranquilidade para eles. Minha principal dica foi para que eles escolham trabalhar com aquilo que os faça felizes e investir muito no relacionamento interpessoal”, resumiu.

Minicursos

minicurso 1Ao longo da Feira, os participantes puderam realizar dez minicursos com temas diversos na área de empregabilidade, ministrados por profissionais dos Institutos Federais do Sul de Minas e do Rio Grande do Norte, do Sebrae e de empresas com destaque regional e nacional. Constaram na programação minicursos sobre marketing pessoal, comunicação assertiva e não violenta, configuração do currículo, entre outros, todos de graça!

Tauany Andrade da Silva é estudante de uma escola estadual de Carmo de Minas e esteve na Feira principalmente para pegar informações sobre como iniciar sua trajetória no mundo do trabalho. “Eu estou com 15 anos e quero iniciar ano que vem um estágio ou participar do programa Jovem Aprendiz. Fiquei sabendo por uma amiga que teria a Feira e resolvi vir aqui fazer os minicursos ‘Como montar o seu currículo’ e ‘Como se preparar para uma entrevista de emprego’. Achei tudo bem interessante e vou usar as dicas nas futuras entrevistas de emprego”.

estande 3Estandes

Durante os dois dias do evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades e portfólio de serviços e produtos de mais de 50 empresas de destaque local, regional e nacional. Na quadra poliesportiva do campus, as empresas parceiras dos ramos tecnológico, alimentício, químico, agrícola, contábil, financeiro, entre tantos outros, montaram estandes exclusivos, que proporcionaram experiências, networking e troca de conhecimento intensos.

Experiências

No estande de uma empresa de idiomas, por exemplo, a estudante do curso Técnico em Agropecuária do Campus Inconfidentes, Andressa Lopes, fez uma visita guiada por pontos turísticos de Londres, capital da Inglaterra, utilizando tecnologia de realidade virtual. “Eu nunca havia usado óculos 3D, achei a experiência muito interessante. Parecia que eu estava realmente em outro lugar”, revelou a aluna.

tecnologiaNetworking

Já a estudante de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho, Jéssica Azarias, aproveitou a Feira para entregar currículos e para conversar com quem já está no mercado de trabalho sobre temas contemporâneos da área na qual ela vai atuar em breve. “Estou no último período do curso e vim tentar uma vaga aqui hoje. Trouxe dez currículos impressos e já entreguei dois para empresas que me interessaram. Estou aproveitando para conversar com o pessoal também. Já perguntei sobre mercado de microverdes e sobre outros temas que já estudei e me interessam”, contou.

Banco de currículos

curriculoA empresa na qual Iara Tomitch trabalha montou um estande na Feira justamente para receber currículos e montar um banco de talentos. “Nossa empresa tem 22 mil clientes só no Brasil. Nós precisamos ter acesso a todos os tipos de profissionais, os melhores talentos. Fazer parcerias como esta é extremamente importante porque a gente divulga a nossa marca e passa a ter acesso a esses perfis diferenciados que podem vir a fazer parte do nosso time”, explicou.

No segundo dia da Feira, os visitantes ainda puderam realizar mais minicursos e assistir à palestra de Vanderson Andrade, que falou sobre qualidade de vida e como desenvolver habilidades, capacidades e o poder da comunicação interna e externa, com técnicas da PNL. “Achei a Feira bem animada e organizada. Trouxe minha esposa e minha mãe para conhecerem também. Acho que eventos como este deveriam ocorrer sempre”, afirmou Glauco Ishii, pai de um estudante do IFSULDEMINAS.

Confira neste link a palestra de encerramento do evento, também transmitida ao vivo pela TVIFSULDEMINAS.

Atualizada por Renata Silveira
Data: 05/10/2023

Vem aí... Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS!

Oportunidades e Desenvolvimento Profissional em Destaque

CARROSEL 11 Feira de estagios IFSULDEMINAS v2 01No mês de outubro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) promove a 11ª edição de sua Feira de Estágios e Empregos, um evento que se tornou referência em impulsionar o desenvolvimento profissional de estudantes e trabalhadores da região. Neste ano, a feira será realizada no Campus Avançado Carmo de Minas nos dias 3 e 4 de outubro e terá a participação de cerca de 50 empresas de diversos segmentos. A entrada no evento é livre e gratuita para toda à comunidade regional.

A feira oferece ao participante a oportunidade de assistir a palestras e realizar minicursos, contribuindo para o desenvolvimento das competências individuais e, consequentemente, aumentando a empregabilidade. Os interessados em participar dos minicursos podem se inscrever no período da manhã, nos dias do evento, garantindo assim uma experiência enriquecedora e a oportunidade de ampliar o networking.

O principal objetivo da Feira de Estágios e Emprego é criar um espaço propício para a interação entre empresas e candidatos a vagas de estágio, trainee e emprego. O evento busca dinamizar o mercado de trabalho regional, proporcionando oportunidades de treinamento, desenvolvimento, recrutamento e seleção por meio de ações inovadoras e eficazes para alunos e ex- alunos do IFSULDEMINAS e de outras Instituições de Ensino e da comunidade regional.

Programação

CARROSEL 11 Feira de estagios IFSULDEMINAS v2 02

CARROSEL 11 Feira de estagios IFSULDEMINAS v2 03

Palestras

A palestra de abertura da Feira será realizada por meio de uma parceria com o SEBRAE, trazendo o palestrante Caio no Mundo, que é empreendedor, mágico e professor de criatividade. O palestrante viajou por mais de 30 países vendendo brigadeiros numa caixa de ferramentas e inspira pessoas com suas ideias inovadoras e estilo de vida. Em sua palestra, Caio contará sua trajetória para proporcionar ao público reflexões e insights sobre a vida, além de uma aula de empreendedorismo, experiência do cliente, relacionamento, liderança e muita criatividade.

Já a palestra de encerramento da Feira ocorre por meio da parceria com a INPNL. O palestrante Vanderson Andrade, que é escritor, gestor em Recursos Humanos, pós-graduado em Neuropsicologia e Saúde Mental, além de mestrando em Psicologia, master e trainer em Programação Neurolinguística, Hipnose Ericksoniana, em Liderança e estratégia de equipes, abordará o tema Qualidade de vida, como desenvolver habilidades, capacidades e o poder da comunicação interna e externa, com técnicas da PNL.

A Feira

O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFSULDEMINAS, é voltado, principalmente, a estudantes e pessoas já formadas do IFSULDEMINAS e possibilita o encontro das empresas expositoras com candidatos a estágio, trainee e trabalho formal, oportunizando cadastro, recrutamento e seleção. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (35) 3449-6281 e pelo e-mail estagios@ifsuldeminas.edu.br.

Conheça o Mapa da Feira

Mapa do Campus

Fim do conteúdo da página