Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Setores > CEAM - Centro de Estudos Ambientais
Início do conteúdo da página

CEAM - Centro de Estudos Ambientais

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 08h23 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 13h32

CEAM - Centro de Estudos Ambientais

Todas as atividades e ações sobre o Meio Ambiente no campus não estavam concentradas em uma comissão e/ou grupo de estudos. Verificando a necessidade de unir todas as ações voltadas ao Meio Ambiente, a direção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho criou o Centro de Estudos Ambientais (CEAM)​. A primeira reunião para criação e implementação do setor aconteceu no dia 12 de setembro de 2018.

O CEAM possui sede própria e conta com uma equipe de docentes e técnicos colaboradores que atuarão nos seguintes eixos temáticos:Licenciamento Ambiental, Gestão da Água, Solo e Floresta, Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos e Líquidos. A equipe se prepara para diversas ações ambientais junto à comunidade, tal como o desenvolvimento de atividades integradoras durante a recepção dos calouros em 2019.

Atividades extensionistas já desenvolvidas pelos membros do CEAM estarão inseridas ao Centro de Estudos, bem como a perspectiva de novas atividades de sensibilidade ambiental. Tendo em vista que a sustentabilidade ambiental consiste em um conjunto de ações em prol do desenvolvimento da economia e ao mesmo tempo preservação da natureza, são necessários investimentos na mudança de posturas, hábitos, viabilidade do desenvolvimento tecnológico humano e criação de estratégias para mitigar e evitar impactos sobre o meio ambiente. O objetivo do CEAM consiste na realização de capacitações constantes dos acadêmicos e comunidade externa, além de promoção de eventos previstos em calendário escolar e datas comemorativas, aprimorando parcerias e desenvolvendo a consciência ambiental em prol da preservação dos recursos naturais.

Membros Internos do CEAM​: Arturene Maria Lino Carmo (Coordenadora), Alberto Donizete Alves, Gregório Barroso de Oliveira Prosperi, Genercí Dias Lopes, Greimar Alves de Jesus, Juliano Francisco Rangel, Marcelo Antônio Morais, Claudiomir da Silva dos Santos, Fabrício dos Santos Ritá, Bráulio Luciano Alves Rezende, Roberto Cássio da Silva, Leandro Gustavo da Silva, Walbert Júnior Reis dos Santos e Carlos Eduardo Machado.

Para mais informações, acesse: https://ceam.muz.ifsuldeminas.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página