Página inicial > Notícias > Novas usinas fotovoltaicas podem gerar economia de mais de 50 mil reais por ano

Novas usinas fotovoltaicas podem gerar economia de mais de 50 mil reais por ano

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 13h28 | Última atualização em Quinta, 21 de Maio de 2020, 16h43

Energia limpa é aquela gerada através de fontes renováveis e sem a emissão de poluentes. Projetos de energias solar e eólica tem sido desenvolvido em todo mundo visando reduzir os prejuízos causados ao meio ambiente. Visando contribuir com a sustentabilidade dos Campi, o deputado federal Odair Cunha disponibilizou para o IFSULDEMINAS 12 usinas fotovoltaicas, totalizando um investimento de R$1.250.000,00 (Um milhão e duzentos e cinquenta mil reais).

IFSolar 01Essas usinas serão distribuídas entre os Campi de Muzambinho, Machado e Inconfidentes. Segundo o deputado essa parceria com o IFSULDEMINAS já existe desde a criação da Instituição e é uma importante forma de fomentar a educação superior pública de qualidade. “Este ano destinaremos R$ 1.250.000,00 para a aquisição de usinas solares e equipamentos para o instituto. Serão cinco usinas para o campus de Muzambinho, quatro para Machado e três para Inconfidentes, que vão reduzir os custos das unidades e gerar energia limpa e sustentável, contribuindo para preservação do meio ambiente. Com os recursos, também serão adquiridos equipamentos para o curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre e equipamentos de TI para reitoria, que beneficiarão todos as unidades. É sempre um prazer e uma honra poder contribuir com o IFSULDEMINAS”, ressaltou Odair Cunha.

Para o campus Muzambinho serão destinadas 5 usinas no valor de R$61.928,48 cada, totalizando uma soma de R$309.642,40. Cada usina contem inversores de 15 kW de potência e um conjunto de 48 módulos fotovoltaicos (placas) por inversor, totalizando 240 módulos fotovoltaicos.

O Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, em nome de toda comunidade acadêmica do Campus Muzambinho, agradece "o empenho do deputado Odair Cunha, não somente pela liberação dessa indicação orçamentária para aquisição das placas fotovoltaicas, mas também por todo seu empenho e compromisso em defesa dos Institutos Federais. Nosso muito obrigado".

O diretor disse que um estudo esta sendo realizado para verificar o local com melhor aproveitamento para instalação das placas que, segundo o Engenheiro Eletricista do IFSULDEMINAS, Pedro Henrique Mendonça dos Santos, podem representar uma economia de mais de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por ano.

Ainda segundo Pedro, “a capacidade de geração total do sistema é de 5 x 18,48 kWp (92,4 kWp) e a geração mensal esperada média é de aproximadamente 11 mil kWh, perfazendo mais de 130 mil kWh por ano”. Cada módulo fotovoltaico possui 1 metro de largura por 2 metros de comprimento e são feitos de silício policristalino.

Pedro Henrique, destacou que “a conexão da usina é do tipo ongrid, também conhecida como grid tie, na qual a usina fotovoltaica opera em paralelo com a rede, sem armazenamento de energia”.

Sempre em busca de projetos sustentáveis, o Campus Muzambinho conta com infraestruturas capazes de garantir significativa redução em gastos com água e energia como uma Estação de Tratamento de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Água, uma Usina Hidrelétrica, um Laboratório de Hidráulica e Irrigação, utilização de lâmpadas econômicas, além do maior estacionamento, inteiramente coberto com placas fotovoltaicas de Minas Gerais e o segundo maior do Brasil. Atualmente o Campus gera energia por meio de 2 usinas fotovoltaicas recebidas da reitoria pelo projeto IFSolar, 3 adquiridas pelo Campus em 2019 e agora contará com mais 5 doadas pelo Deputado.

O IFSULDEMINAS agradece o apoio do Deputado e ressalta que essa é mais uma das importantes iniciativas em sustentabilidade desenvolvidas pela Instituição que evidencia nossa contínua preocupação com o meio ambiente e com a realização de ações que beneficiem a sociedade.