Página inicial > Editais > Vestibular | Processo Seletivo > FIC - Formação Inicial e Continuada > Resultado final - Curso FIC - Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 16h59 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h37

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e Coordenadoria-Geral de Extensão (CGEx), divulgam o resultado final do edital 69/2021 - Curso FIC - Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para acessar o resultado, confira o pdf entre os anexos ao fim desta página.

Atualizado em: 03/09/2021

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e Coordenadoria-Geral de Extensão (CGEx), divulgam o resultado parcial do edital 69/2021 - Curso FIC - Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para acessar o resultado, confira o pdf entre os anexos ao fim desta página.

Atualizado: 01/09/2021

Inscrições para curso online de Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Forneceu seus dados pessoais, de forma física ou virtual, para alguma empresa pública ou privada? Será que eles estão protegidos?
É pessoa natural ou pessoa jurídica de direito público ou privado, e necessita operar/tratar dados pessoais, seja nos meios físicos ou digitais?
Você sabe o que é proteção de dados pessoais? Já ouviu falar sobre vazamento de dados? Segurança de Dados? Gestão de riscos sobre dados pessoais?
Ficou interessado(a)?

Está aberto, até o dia 30/08/2021, o período de inscrição para o curso de Formação Continuada: Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio deste formulário AQUI.
O curso tem duração de 20 horas. Os interessados e aprovados nesta seleção poderão realizá-lo de forma autoguiada, no seu próprio ritmo, mas respeitando o período de 06/09/2021 até 30/09/2021.

O curso está sendo ofertado pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e a estudante Samira de Assis Rosa. Ambas estão relacionadas ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação e atuam junto à empresa júnior ACAM Jr. A professora Aracele, neste curso, também representa o Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LABSOFT).

Essa formação é teórica e aborda conceitos gerais que visam chamar a atenção das pessoas e empresas para a importância e relevância do tema: o que é a LGPD; contexto no qual foi criada e vem se desenvolvendo; quem precisa se adequar e dicas para a adequação à LGPD; exemplos de casos de instituições que já se adequaram; dicas de Segurança da Informação; curadoria de materiais complementares para aprofundamento no assunto.

Quem pode fazer o curso introdutório?
Qualquer pessoa natural ou pessoa jurídica de direito público ou privado, que necessite operar/tratar dados pessoais, seja nos meios físicos ou digitais.
Acadêmicos e profissionais interessados em iniciar na área de Privacidade de Dados.
Qualquer cidadão interessado no tema e/ou em conhecer os direitos sobre a proteção dos seus dados.

Sobre a LGPD

A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados regulamenta o uso, proteção e transferência de dados pessoais dos cidadãos brasileiros no âmbito público e privado.
Com isso, governo e empresas terão que garantir maior segurança aos dados pessoais, observando diversos princípios.

Foi sancionada em agosto de 2018 (Lei 13.709/18) e entrou em vigor em agosto de 2020.
As sanções administrativas previstas na LGPD entraram em vigor em 1º de Agosto de 2021.
Em 2019 foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que é o órgão responsável pela política nacional de proteção de dados pessoais no Brasil.

Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados antes de se inscrever no curso:

Lei 13709 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sanções Administrativas a partir de 01/08/2021.

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Vídeo: LGPD em 2 minutos.

Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para extensao@muz.ifsuldeminas.edu.br