Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > IFSULDEMINAS abre processo seletivo para ingresso de novos alunos em cursos técnicos e superiores no início de 2023
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS abre processo seletivo para ingresso de novos alunos em cursos técnicos e superiores no início de 2023

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 13h59 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 08h41

IFSULDEMINAS abre processo seletivo para ingresso de novos alunos em cursos técnicos e superiores no início de 2023

São mais de 3.500 vagas em 84 cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância

BANNER ROTATIVO 750x195 VESTIBULAR 2023 1 v2

Acesse aqui os editais da seleção na página do Vestibular

Faça aqui sua inscrição! - a partir das 14h do dia 12/09

Acesse o Manual do Candidato

Venha estudar com a gente no ano que vem! O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com 3.565 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores. As aulas começam no início de 2023 e todos os cursos são de graça!

As oportunidades são para 44 cursos técnicos e 39 superiores oferecidos em todas as oito unidades da instituição de ensino (Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações); além de uma especialização técnica no Campus Poços de Caldas. Confira aqui o quadro de vagas completo de cada unidade do IFSULDEMINAS, por modalidade de ensino.

Inscrição

O período de inscrição no processo seletivo vai de 12 de setembro a 11 de novembro e para realizá-la, o candidato deverá acessar este link. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00, e para a seleção dos cursos técnicos integrados, que custará R$ 20,00. Para todos os cursos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Podem pedir para não pagar a taxa de inscrição os candidatos que tiverem renda familiar por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiverem concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher este formulário.

Seleção

A seleção para os cursos de nível técnico integrado será por meio de prova presencial (no dia 11/12) com questões de Português e de Matemática. Já para os cusros subsequentes, a forma de seleção será a análise de histórico escolar. Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar uma prova presencial (no dia 11/12) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2015 a 2021 (há vagas disponibilizadas pelo SiSU, que serão ofertadas em edital próprio).

Ações Afirmativas

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas, o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar. 

Se tiver alguma dúvida sobre as vagas reservadas, assista aos vídeos produzidos pelo IFSULDEMINAS sobre as diferentes modalidades de Ações Afirmativas.

Acesse, a seguir, a modalidade de ensino desejada e confira um resumo sobre a seleção 2023/1º:

BOTÕES CURSOS INTEGRADOS BOTÕES CURSOS SUBSEQUENTES BOTÕES CURSOS SUPERIORES

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página