Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho sediou sua 1ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho sediou sua 1ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 08h36 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 20h52

A Feira de Educação, Ciência e Tecnologia teve como principais objetivos estimular o interesse em educação, ciência e tecnologia em jovens da educação básica da cidade de Muzambinho; engajar professores e futuros professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas; aproximar o Campus Muzambinho das escolas públicas e privadas da cidade de Muzambinho e arredores.

Foi uma iniciativa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com apoio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional.

Foram apresentados 24 trabalhos oriundos das disciplinas de Prática como Componente Curricular (Licenciatura em Ciências Biológicas) e 27 trabalhos de iniciação científica da Educação Básica da cidade de Muzambinho (8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico Integrado ao Ensino Médio).

Houve premiação com entrega de medalhas para os trabalhos da Educação Básica. A classificação até o 3º lugar ficou assim:

IFSULDEMINAS

“CÃOPANHA ”MAUS-TRATOS NÃO.

MARIA EDUARDA FRANCISCO; LUIZ EDUARDO VIEIRA MONTANARI; EVELYN CRISTINA DA COSTA COUTINHO

IFSULDEMINAS

NOITE SAUDÁVEL: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE SONO PÓS-PANDÊMICA.

JOÃO PEDRO MACHADO PEDRO; ANNA CLARA CARDOSO MARTINS; LÍVIA DE FLÓRIO AMARO; RAFAEL RODRIGUES ALVES FLORÊNCIO ASSIS

Colégio Delta

LANÇAMENTO DE FOGUETE.

VITÓRIA DOS ANJOS TEODORO; ANA JÚLIA COSTA FERREIRA

IFSULDEMINAS

SINTETIZA: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A CONTEÚDOS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA PLATAFORMA EDUCACIONAL ON-LINE DE CUNHO GRATUITO.

LUÍSA MANOELA ROMÃO SALLES; EMILLY SIMPLICIO LOPES; BHRYAN STEPENHEN DA CRUZ; CAIO EDUARDO TOMAZ FERREIRA

A classificação completa está ao final desta notícia, como anexo.

De acordo com uma das organizadoras, a professora Juliana Cristina dos Santos, “a feira constituiu-se um espaço de divulgação de práticas pedagógicas inovadoras, principalmente com a exposição de trabalhos realizados nas disciplinas de Práticas como Componente Curricular do curso de Ciências Biológicas, e também de trabalhos de iniciação científica produzidos pelos alunos da Educação Básica das escolas”. Segundo a professora, “a feira foi um momento muito especial, de divulgação do conhecimento científico, troca de experiências e aprendizados e, principalmente, integração entre as escolas do município de Muzambinho e de cidades vizinhas. Espero que nas próximas edições continuemos trabalhando juntos, aprendendo e rompendo barreiras com a educação, ciência e tecnologia, e contribuindo de forma significativa para a solução de problemas em nossa sociedade".

Para a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, “a feira constituiu um espaço de diversas oportunidades. Oportunidades para os estudantes das escolas da região conhecerem melhor o Campus e se conectarem com a alfabetização científica; oportunidade de ampliar as redes de parceiros, pois foram convidados diversos profissionais de Muzambinho e região para atuarem como avaliadores e também foram estabelecidos diálogos com diversas escolas da cidade e cidades vizinhas”. A professora destacou a importância de reconhecer e agradecer o envolvimento de todos os alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores do Campus, “o evento envolveu uma gama de profissionais diversos que apoiaram limpeza, criação da rede elétrica de apoio aos trabalhos, organização das mesas, montagem do painel decorativo, logística das escolas que visitaram o evento, dentre outras ações”.

Também estiveram presentes na feira os bolsistas do Programa Estudantes Diplomatas e do Espaço Maker. Esses últimos demonstraram o funcionamento da Impressora 3D. Professora e alunas do curso Técnico em Enfermagem também estiveram presentes com exposição de bonecos de RCP, manequins de anatomia, braços de punção venosa e aferição de pressão dos participantes.

Além da visita de alunos e trabalhadores do Campus Muzambinho, estiveram presentes alunos e professores das seguintes escolas
Escola Municipal Profa Sylvia Portugal Gouvea de Syllos (São José do Rio Pardo - Programa Jovem Agricultor do Futuro)
Escola Estadual Professor Caio Albuquerque (Nova Resende)
Escola Estadual Salatiel de Almeida (Muzambinho)
Colégio Objetivo (Muzambinho)
Colégio Delta (Muzambinho)

E como avaliadores, além de servidores do Campus também estiveram presentes Maria Luísa Fagundes Alves (AMOG), Edna Aparecida da Costa Marcon (Secretaria de Agricultura de Muzambinho), Jacqueline Vechi Vilela Krauss de Oliveira (Câmara de Vereadores de Muzambinho), Marcelo Bomfim (Emater), Márcio Bueno Guimarães Filho (Empresário na área de TI), Sueli Aparecida de Oliveira (Casa do Empreendedor de Muzambinho), Veridiane Ferreira (Empreendedora e Estudante de Medicina), Luís Francisco Rodrigues (Empreendedor, integrante do Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e membro conselheiro do movimento Muzambinho Turismo Criativo).

Agradecemos a todos que participaram. E, antecipadamente, fica o convite para que estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Muzambinho comecem a preparar seus trabalhos e apresentem os resultados na 2ª Edição da Feira, que já prevista para ocorrer no 1º semestre de 2023.

Texto: Comissão Organizadora FECT
Fotos: ASCOM
Atualizado em: 30/06/2022


Confira os trabalhos aprovados para a 1ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Muzambinho - FECT-MUZ

Atenção autores: conferir nos anexos o número da mesa do seu trabalho, a localização no mapa da feira e as orientações para montagem das mesas.

Atenção visitantes: horários de visitação para grupos de escolas (já encerrado). Visitações individuais podem ser feitas entre 13h e 16h30.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

LOCAL DA FEIRA: POLIESPORTIVO DO CAMPUS (QUADRA DE TACO)

Atualizado em: 27/06/2022


Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos na 1ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (FECT-MUZ).

Trata-se de uma iniciativa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com apoio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional.

A Feira tem como principais objetivos estimular o interesse em educação, ciência e tecnologia em jovens da educação básica da cidade de Muzambinho; engajar professores e futuros professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas; aproximar o Campus Muzambinho das escolas públicas e privadas da cidade de Muzambinho.

Na ocasião também serão apresentados 22 trabalhos, das mais diversas temáticas da área de Ciências Biológicas, frutos das disciplinas de Prática como Componente Curricular. 

Quando será?

Dia 28/06/2022 (Terça-Feira)

Onde será?

Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Em qual horário?

Apresentação dos trabalhos e visitação à feira: 13h30 às 15h30

Premiação dos melhores trabalhos: 16h30

Quem pode participar?

Estudantes da rede privada e pública de ensino de Muzambinho, individualmente ou em grupos de até no máximo 3 estudantes. 

Todos precisam ter pelo menos 12 anos completos e ter menos de 20 anos até 28/06/2022, e estarem cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico durante 2022.

O(s) estudante(s) necessitam obrigatoriamente do acompanhamento de um Orientador adulto maior de 21 anos.

São esperados trabalhos em quais áreas de conhecimento?

Trabalhos científicos, realizados por jovens do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou Ensino Técnico, nas seguintes áreas descritas abaixo. Essas áreas foram inspiradas na FEBRACE:

  • Ciências Agrárias
    • Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola Zootecnia, Medicina Veterinária, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências Biológicas
    • Biologia Geral, Bioquímica, Genética, Biofísica, Botânica, Farmacologia, Zoologia, Imunologia, Ecologia, Microbiologia, Morfologia, Parasitologia, Fisiologia
  • Ciências Exatas e da Terra
    • Matemática, Física, Probabilidade e Estatística, Química, Ciência da Computação, Geociências, Astronomia, Oceanografia
  • Ciências Humanas
    • Filosofia, Geografia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Educação, Arqueologia, Ciência Política, História, Teologia
  • Ciências da Saúde
    • Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física
  • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Direito, Museologia, Administração, Comunicação, Economia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Economia Doméstica, Planejamento Urbano e Regional, Desenho Industrial, Demografia, Turismo, Ciência da Informação
  • Engenharia
    • Eletrônica, Sanitária, Eletrotécnica de Produção, Mecânica, Nuclear, Química, de Transportes, Civil, Naval e Oceânica de Minas, Aeroespacial, de Materiais e Metalúrgica, Biomédica

O que se entende por Trabalho Científico?

De acordo com a ABNT (NBR 6022), o trabalho científico pode ser definido como a "publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento". O PDF submetido à Feira deve apresentar as etapas de um estudo realizado, de maneira simples, direta e objetiva, contemplando: contexto, problemática investigada, objetivo, materiais e métodos seguidos, resultados parciais ou finais já alcançados. 

Como é a inscrição?

As inscrições devem ser realizadas entre 03/06/2022 e 23/06/2022 pelo link AQUI.

Deve ser uma inscrição por trabalho e qualquer membro do grupo pode realizá-la.

As inscrições são gratuitas.

Caso sejam recebidas mais de uma inscrição para o mesmo trabalho, será considerada apenas a última.

Caso o trabalho não contemple os critérios descritos anteriormente, ou seja, não seja um trabalho científico, será desclassificado.

O que precisa ser submetido durante a inscrição?

  • Dados dos Estudantes.
  • Dados do Orientador.
  • Dados da Escola.
  • Dados do Projeto (Título, Resumo e um PDF do trabalho, com no mínimo 4 e no máximo 8 páginas)

Onde encontro o modelo para submissão do trabalho?

  • O arquivo PDF do trabalho deve conter 

I. Introdução

II. Objetivo e Questão Problema

III. Descrição de Materiais e Métodos

IV. Resultados e Discussão dos Resultados

V. Conclusões

IV. Referências Bibliográficas

  • O modelo pode ser encontrado neste link AQUI. Você deverá realizar a cópia ou download e realizar os ajustes necessários, considerando as partes descritas anteriormente.

Qual a estrutura será ofertada pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para os apresentadores de trabalhos?

  • uma mesa de plástico
  • duas cadeiras de plástico
  • porta banner (se necessário)
  • ponto de tomada (se necessário)

Como será a apresentação? O que precisa ser levado?

  • Chegar com antecedência para organização do seu espaço. Mínimo de meia hora de antecedência. Caso desejar, realizar a organização na parte da manhã.
  • Qualquer material a ser utilizado é de sua responsabilidade (banner, laptop, cartazes, etc). 
  • Banner é opcional.
  • Estar disponível, entre 13h30 e 15h30, para apresentação do trabalho ao público visitante e aos avaliadores. 
  • Aguardar o horário de premiação dos melhores trabalhos.
  • É obrigatória a presença do orientador e de ao menos um membro do grupo durante todo o período da feira (13h30 às 17h00). 

Haverá premiação?

  • Brindes
  • Certificado de Participação
  • Medalhas de Honra ao Mérito 

Cronograma

Período de submissão dos trabalhos

03/06/2022 até 23/06/2022

via link AQUI

Lista de trabalhos a serem apresentados

24/06/2022

Apresentação dos trabalhos

28/06/2022 das 13h30 às 15h30

Premiação dos melhores trabalhos 

28/06/2022 às 16h30

Dúvidas podem ser enviadas para fectmuz@muz.ifsuldeminas.edu.br

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página