Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > IFSULDEMINAS realiza 4º Hackathon: Desafio Food Future - foco na área de Alimentos
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS realiza 4º Hackathon: Desafio Food Future - foco na área de Alimentos

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 13h40 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2022, 13h41

Evento ocorre de 11 a 12/06 no Campus Muzambinho. As inscrições já estão abertas!

post food futureO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) convida seus estudantes, servidores e colaboradores para participar do 4º Hackathon: Desafio Food Future - foco na área de Alimentos, que acontece de 11 a 12 de junho de 2022. A competição é regida pelo edital 137/2022.

De volta ao formato presencial, a edição 2022 da maratona de atividades, orientada à resolução de problemas, será sediada pelo Campus Muzambinho, com o objetivo de desenvolvimento de tecnologias inovadoras e fomento da cultura empreendedora para o setor alimentício.

Inscrição

Para se inscrever, discentes dos cursos técnicos e de graduação do IFSULDEMINAS, devidamente matriculados, e servidores da Instituição (efetivos, substitutos e terceirizados) deverão acessar este formulário on-line até o dia 01/06. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em equipe:

- de até cinco participantes (4 estudantes e 1 servidor)
- ou com, no mínimo, dois participantes (1 estudante e 1 servidor).

Atividades

As atividades terão início às 8h do dia 11 de junho, com a apresentação de duas demandas do setor produtivo, das quais as equipes competidoras precisarão eleger uma para trabalhar. 

Os grupos também terão um momento para conversar com os representantes das demandas, com o objetivo de sanar dúvidas e entender melhor o problema. Além disso, seguirão uma metodologia proposta e terão mentores durante os dias do evento para criar, inovar e gerenciar uma ideia inovadora, planejando, levantando requisitos, testando e validando o projeto. 

Ao final da maratona, que tem previsão de término às 17h de 12 de junho, as equipes participantes deverão apresentar um pitch de 3 minutos da proposta, criada durante o período de imersão, para a banca avaliadora.

As regras, normas e código de conduta que nortearão as atividades serão disponibilizadas no primeiro dia da maratona. 

Responsabilidades

Os participantes devem dispor de seus próprios equipamentos (no mínimo, um notebook com conexão à internet) para realização das atividades. As equipes poderão utilizar softwares livres/open sources gratuitos ou pagos e softwares comerciais em seus computadores. Ademais, tanto o IFSULDEMINAS como todos os participantes deverão manter sigilo com relação aos projetos inovadores ou qualquer informação recebida ou observada durante a maratona.

Premiação

Todos os participantes do Hackathon terão certificado de participação. Entretanto, as duas melhores equipes receberão bolsa de R$ 350,00 por estudante, por 6 meses (julho a dezembro/2022), para o desenvolvimento do protótipo proposto durante o Hackathon.

Cronograma

Período das inscrições

11/05 a 01/06/2022

Homologação das inscrições

02/06/2022

Período de realização da maratona (presencial no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho)

11 e 12/06/2022

Resultado Final

12/06/2022

Prazo para recursos

1h após a publicação do resultado

Resultado final após recurso

1h após o recebimento de recurso

Envio do projeto das equipes classificadas, conforme Anexo I (GPPEx)

até 30/06/2022

Período de vigência das bolsas

07/2022 a 12/2022

Envio de relatório final do projeto conforme Anexo II (GPPEx)

até 31/01/2023

Envio do vídeo de até 10 minutos sobre o resultado do projeto (GPPEx)

até 31/01/2023

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail dite.empreendedorismo@ifsuldeminas.edu.br, nomeando o assunto como “Dúvidas Hackathon - Desafio Food Future 2022”. 

As informações constantes na matéria não excluem a necessidade da leitura integral do edital que rege a competição.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 16/05/2022
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página