Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS é a instituição da Rede Federal com maior índice de satisfação do usuário
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS é a instituição da Rede Federal com maior índice de satisfação do usuário

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 07h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 07h43

Ranking é elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU)

- Acesse aqui o Painel LAI! 

satisfação usuário

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está em primeiro lugar no ranking das instituições da Rede Federal que garantem a melhor satisfação no atendimento dos usuários. E ocupa a posição número 18 entre todos os 306 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal monitorados sobre o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O índice "Satisfação do Usuário" consta no Painel LAI, ferramenta elaborada e atualizada pela Controladoria Geral da União (CGU) que disponibiliza informações sobre as instituições, extraídas da plataforma Fala.BR, como: quantidade de pedidos e recursos registrados, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, omissões, transparência ativa, entre outros aspectos. Por meio do Painel, é possível comparar dados de órgãos e entidades com a média do Governo Federal e da categoria da entidade pesquisada.

O IFSULDEMINAS aparece no ranking com média de satisfação de 4,6 pontos. O cálculo é baseado na nota que a instituição obteve junto aos solicitantes de informações. Numa escala na qual 0 é totalemente insatisfatório e 5 totalmente satisfatório, o Instituto recebeu dos usuários notas 4,47 e 4,73, quando questionados sobre se a resposta fornecida atendeu plenamente ao pedido e se ela foi de fácil compreensão, respectivamente.

Segundo a servidora Pâmela Hélia de Oliveira, que esteve à frente da Ouvidoria do IFSULDEMINAS de agosto de 2011 a abril de 2021, a colocação alcançada pelo IFSULDEMINAS no ranking é fruto da organização institucional. “Desde o lançamento da LAI, em 2011, o Instituto tem buscado em todas as suas práticas conduzir suas ações por meio da transparência ativa. Assim, muitos dados solicitados são respondidos de modo claro e transparente por meio das informações que já estão contidas no site institucional. Ou seja, muitas vezes, nós apenas orientamos o cidadão a como buscar a informação. Porém, quando o conteúdo solicitado não se encontra prontamente disponível, a Ouvidoria articula com o setor responsável pelos dados os meios necessários para responder o pedido de forma ágil e com linguagem compreensível, a linguagem conhecida por cidadã”.

Mais destaques

visão geral lai

O IFSULDEMINAS também se destaca no Painel no rol de instituições que atendem a todas as solicitações recebidas dentro do prazo estabelecido por lei; mantém-se, dessa forma, sem omissões, há 182 dias (segundo pesquisa no Painel realizada em 12/05/2021).

Outro dado revelado pela ferramenta é o tempo médio de resposta que os órgãos levam para responder os pedidos de acesso à informação. Nesse quesito, o IFSULDEMINAS assume o 4º lugar na Rede Federal, com o tempo médio de resposta de 9,39 dias.

LAI

A Lei de Acesso à Informação (LAI), nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, foi implementada na Administração Pública Federal no ano de 2012, a partir do Decreto nº 7.724 de 16 de maio de 2012. Desde então, cidadãos e entidades brasileiras têm feito, com base no interesse público ou particular, diversos pedidos de acesso a informações produzidas e custodiadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta e indireta.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 12/05/2021
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página