Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Podcast FalaMuz > #2 FalaMuz - A ludicidade na escola em tempos de pandemia
Início do conteúdo da página

#2 FalaMuz - A ludicidade na escola em tempos de pandemia

Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 07h38 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 08h48

Como inserir a ludicidade em atividades remotas? Os professores, Maria Aparecida Lúcio Mendes e Rene Santos do Vale, são os convidados especiais da atração.

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify

O podcast FalaMuz, produzido pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, levanta em seu segundo episódio um tema de interesse coletivo durante a pandemia. Como inserir a ludicidade em atividades remotas? Com a Covid - 19, as aulas presenciais foram suspensas e os educadores se depararam com um novo cenário para mediar o conhecimento. O Campus Muzambinho, assim como os outros campi da instituição, implementou o ensino emergencial remoto, que exigiu - e ainda exige, planejamento rápido e estratégico, constantes reflexões e avaliações do ensino, alinhando ações conforme as necessidades identificadas, e assim, garantir a continuidade do ciclo com qualidade de ensino.

Captura de tela de 2020 09 14 115046A dupla de mediadores, Tatiana Duarte e Fernando Dias, discutiram o ensino lúdico com a professora do curso de Pedagogia EaD do Campus, pedagoga Maria Aparecida Lúcio Mendes, mestre em Educação Tecnológica, e com o convidado especial, o professor Rene Santos do Vale - integrante da ABRE - Associação Brasileira de Recreadores e Especialista em Recreação e Psicomotricidade.

Este episódio do FalaMuz, além de dar dicas aos professores sobre como implementar atividades lúdicas, também proporciona aos pais, atualmente tão inseridos na educação dos filhos, como compreender a ludicidade no ensino e aprendizado das crianças.

Captura de tela de 2020 09 14 113755A palavra lúdico tem sua origem no latim e remete a jogos e diversão. Na educação, o lúdico está diretamente associado ao aprendizado com prazer. O professor, como mediador do conhecimento, pode fazer uso de uma infinidade de atividades lúdicas - de canções ao uso de jogos, facilitando o aprendizado dos alunos. Neste sentido, os professores convidados discutem no FalaMuz que a ludicidade pode ser inserida em todas os níveis da educação, desde a educação infantil até níveis superiores, cabendo ao docente identificar e utilizar atividades lúdicas que tornem o aprendizado mais prazeroso e significativo.

O objetivo é inserir um planejamento variado para o contexto do ensino emergencial remoto, possibilitando maior interesse e engajamento dos alunos neste período de pandemia.

Participe

O FalaMuz abordará os temas que envolvem o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o e-mail da Assessoria de Comunicação - comunicacao@muz.ifsuldeminas.edu.br.

Texto e fotos: ASCOM

Fim do conteúdo da página