Engenheiras agrônomas na Ciência

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 17h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 08h27

De acordo com dados da UNESCO, aproximadamente 30% das cientistas do mundo são mulheres, elas também compõem 12% dos membros das academias de ciências nacionais. O curso de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, conta com 8 docentes mulheres com doutorado, as professoras Anna Lygia de Rezende Maciel, Ariana Vieira Silva, Bianca Sarzi de Souza, Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos, Luciana Maria Vieira Lopes, Priscila Pereira Botrel, Roseli dos Reis Goulart e Taís Carolina Franqueira de Toledo Sartori.

Abaixo, as alunas formadas em Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho, conforme o ano de formação, que seguiram a academia desde a primeira turma que formou em 2013, exemplos para as demais mulheres e para a sociedade em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência instituído pelas Nações Unidas em 2015, que é comemorado no dia 11 de fevereiro.

Texto: Ariana Vieira Silva

Amanda Pereira Honório (2014):
- Mestre em Fitopatologia na Universidade Federal de Viçosa – UFV;
- Doutoranda em Fitopatologia na Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Cyntia Stephânia dos Santos (2014):
- Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA;
- Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Hully Alves Rocha (2014):
- Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras – UFLA;
- Doutoranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Giovanna Cerqueira (2015):
- Mestre em Agricultura pelo Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Paula Castanho Borges de Ávila (2015):
- Mestre em Agronomia - Genética e Melhoramento de plantas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Jaboticabal (FCAV).

Raquel V. M. Miranda (2015):
- Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC);
- Mestre em Economia e Ciências do Café pela Università degli Studi di Udine e pela Fondazione Ernesto Illy – Itália.

Renata Amato Moreira (2015):
- Mestre em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.;
- Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Eduarda de Oliveira (2017):
- Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Kamila Cristina de Credo Assis (2017):
- Mestre em Agronomia - Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP, campus Botucatu;
- Doutoranda no programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas na Universidade de São Paulo – USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ.

Gabriela Fernandes Xavier (2017):
- Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus Chapadão do Sul.

Leidiane Portugal (2017):
- Mestre em Agronomia, área de concentração Irrigação e Drenagem na Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP, campus Botucatu.

Eunice Maria Baquião (2018):
- Mestre em Proteção de Plantas na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" – UNESP, campus Botucatu.

Nayara Clarete da Penha (2018):
- Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL;
- Doutoranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.

Fernanda Almeida Bócoli (2019):
- Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras – UFLA;
- Doutoranda em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Janaína Ferreira Piza (2019):
- Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, campus Alfenas;
- Pós-graduada em Fitotecnia pela Faculdade Unyleya; - Pós-graduanda em Licenciatura pela Faculdade Uniplena;
- Doutoranda em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Jaqueline Aparecida Marcon (2019):
- Mestre em Agronomia/Agricultura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Botucatu;
- Doutoranda em Agronomia/Agricultura, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Botucatu.

Laura Costa Oliveira (2020):
- Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas.

Carla Beatriz Silva (2021):
- Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.

Natália Costa (2021):
- Mestranda em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Luana Aparecida Gilio
- Mestre em Agronomia/Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.
- Doutoranda em em Agronomia/Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

registrado em: