Comitiva angolana propõe projeto à direção do Campus Muzambinho

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 11h13 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 11h16

As atividades realizadas pelo Campus Muzambinho na Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP – despertaram o interesse da Comitiva da Angola que participava do mesmo evento. Em contato com o Reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, o diretor do Instituto Técnico Agrário da Angola solicitou que uma visita fosse agendada com o diretor-geral Renato Aparecido de Souza, nas dependências do Campus Muzambinho.

Renato falou sobre o engajamento entre as escolas para firmarem uma parceria educacional. O objetivo é que o Campus Muzambinho ultrapasse as barreiras regionais e disponibilize capacitação profissional aos professores da Angola. Algumas possibilidades foram levantadas, por exemplo, a produção de conteúdos por meio do Ensino a Distância – EAD – e também a recepção de docentes para participarem de um intercâmbio na Instituição.

A direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho aposta em ações que envolvam intercambistas, por defender que a troca de experiência é muito rica para ambos os lados, proporcionando aos acadêmicos do Campus um amplo aprendizado. “A nossa missão é permitir a capacitação. Se nós tivermos a oportunidade de permitir a capacitação além de nossas fronteiras, isso é algo muito positivo, nós estamos falando de um fenômeno conhecido como internacionalização. Permitir que o Campus Muzambinho gere capacitação fora do nosso contexto regional. Existe uma demanda regional que precisa ser atendida, mas não podemos negligenciar oportunidades que são apresentadas pra gente. Se tiver essa articulação governamental temos que nos esforçar para atender essa demanda. Assim conseguindo cumprir com a nossa missão em outros territórios.”, explica Renato.

Durante a reunião, entre os diretores e a Comitiva da Angola ficou estabelecido que o diretor Antonio Joaquim Sapalo buscará recursos junto ao Governo angolano, para que exista a possibilidade que o projeto seja realizado. A direção do Campus Muzambinho demonstrou interesse para tal parceria. Além do diretor-geral, o reitor do IFSULDEMINAS auxiliará na mediação junto ao diretor do Instituto Técnico Agrário da Angola.

Texto e Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho
Informações: Renato Aparecido de Souza