Qualificação Profissional

Durante pandemia, IFSULDEMINAS amplia oferta de cursos on-line gratuitos

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 09h19 | Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 09h19

Desde o início da pandemia, foram abertas cerca de 30 mil vagas

- Inscreva-se aqui! São 22 cursos on-line e gratuitos

Em tempos de medidas de prevenção ao coronavírus, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) intensificou a oferta de cursos on-line gratuitos, uma maneira de qualificar o cidadão para o mundo do conhecimento e do trabalho sem que ele precise sair de casa.

A partir de abril deste ano, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), foram ofertadas cerca de 30 mil vagas em 45 cursos, desde cursos de idiomas até de cuidador de idoso, fotógrafo, operador de telemarketing, porteiro, vigia, entre tantos outros.

Programa Novos Caminhos

Fruto de pactuação entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e instituições parceiras, o Programa Novos Caminhos oferece cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade a distância. Eles são abertos à população em geral, acima de 15 anos e com escolaridade mínima exigida para cada curso, que varia de Ensino Fundamental incompleto a Ensino Médio completo. Têm duração de quatro meses e média de 160 horas, cada.

O IFSULDEMINAS é um dos parceiros do Programa e, aqui, a oferta foi dividida em duas fases. No primeiro semestre, quatro campi (Machado, Muzambinho, Inconfidentes e Três Corações) disponibilizaram juntos 20 cursos, com 8 mil vagas no total. Todas foram preenchidas e as aulas tiveram início ainda em abril. Devido à grande procura - foram mais de 20 mil inscritos - o IFSULDEMINAS, com recursos próprios, custeou outras quatro mil vagas, além das fomentadas pelo MEC, possibilitando que 12 mil pessoas fossem capacitadas naquele período.

A segunda fase ocorre neste momento, com a abertura de inscrições para 22 cursos FIC, que terão início em 30 de junho. Eles serão ofertados por todos os oito campi do IFSULDEMINAS; totalizando 8.800 vagas, cujo ingresso é regulamentado pelo edital 96/2020. Segundo o coordenador institucional, Clayton Silva Mendes, a expectativa é ampliar a quantidade de vagas para chegar também a 12 mil atendidos. Confira a matéria com a relação de cursos e vagas e faça a sua inscrição até dia 25 de junho.

Além de oferecer estudo e capacitação, o Programa também gerou emprego e renda. Para viabilizar os cursos, o IFSULDEMINAS contratou, na primeira oferta, uma equipe com 167 bolsistas, entre professores, tutores, supervisores, apoio e coordenadores. Para a segunda oferta, mais 110 profissionais estão sendo contratados. A bolsa para tutores é de R$ 1.500,00 (para 20 horas semanais) e para professores, R$ 2.000,00 (para 10 horas semanais).

Para execução dos cursos, a Setec repassará ao Instituto R$ 6,5 milhões  (R$ 3,4 milhões, da fase 1, e R$ 3,1 milhões, da fase 2). “Estamos muito engajados nesta segunda oferta de cursos FIC EaD pelo Novos Caminhos. Com ela, nos tornando o maior ofertante do programa do MEC na Rede Federal. Entendemos que a iniciativa tem tudo a ver com o papel do IFSULDEMINAS, pois ela se configura em gerar oportunidades a comunidade externa neste momento crítico de pandemia, seja na geração de renda aos profissionais contratados, seja, principalmente, na capacitação de profissionais, que terão condições de almejar ou empreender novas possibilidades de atuação no mercado”, relatou o pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa.

Editais encerrados

Além do Programa Novos Caminhos, só em 2019, a Proex abriu 9.850 vagas no programa Inglês sem Fronteiras, para estudantes e servidores de instituições parceiras realizarem curso de inglês on-line gratuito; 240 vagas para servidores da Rede Federal se capacitarem, de graça, a distância, em Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e 85 vagas para a comunidade interna e externa praticarem conversação em inglês ou espanhol, gratuitamente e pela internet, por meio de parceria com a Universidad de Cundinamarca, da Colômbia.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 18/06/2020