Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > Campus Muzambinho recebe 4 intercambistas da Colômbia e Peru
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho recebe 4 intercambistas da Colômbia e Peru

Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 09h51 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 11h56

O IFSULDEMINAS cria estratégias e promove acordos para viabilizar a realização de intercâmbios estudantis, possibilitando o aprimoramento de estudantes dos diversos campi distribuídos pelo Sul de Minas Gerais, bem como a vinda de estudantes de outros países para realização de intercâmbios no Brasil. Este é o caso de 4 estudantes da Colômbia e Peru, que foram recepcionados pela gestão do campus no dia 1º de Março e já começaram a desenvolver suas atividades.

Os intercambistas chegaram ao Campus Muzambinho para seguir com seus estudos nos cursos de medicina veterinária, Engenharia Agronômica e Ciência da Computação, além de participar de ações de integração linguística e cultural promovidas no âmbito desta casa.

Estefanía Coca Saavedra é uma destas estudantes, e veio de Bogotá (Colômbia) para aprimorar seus conhecimentos na Medicina Veterinária. Ela contou à nossa redação que pretende aprender tudo o que puder sobre nossa cultura, conhecer novas pessoas e, especialmente, aprender mais sobre as práticas em veterinária, que são diferentes daquelas adotadas em seu país de origem. 

Mobilidade Acadêmica Internacional

Os programas de mobilidade acadêmica internacional funcionam de forma bilateral, permitindo que o IFSULDEMINAS receba estudantes estrangeiros e envie  alguns de seus próprios estudantes para realização de intercâmbio no exterior.

banner destaqueDurante o processo de intercâmbio, os alunos escolhem, em seu plano de estudos, as disciplinas que desejam cursar, além de poderem participar de projetos de pesquisa, extensão e inovação. Os estudantes também podem realizar ou tomar parte em programas de estágios, grupos de estudos ou de pesquisa.

Daiane Cristina Garcia, colaboradora que hoje atua na Coordenação Geral de Extensão (CGEX), comentou a importância de ações como estas para o enriquecimento cultural das nações envolvidas. 

“A presença de estudantes estrangeiros nos campi do IFSULDEMINAS enriquece o ambiente de aprendizado, promovendo a troca de conhecimentos e experiências culturais. Por outro lado, os alunos do IFSULDEMINAS têm a oportunidade de vivenciar novas culturas e aprimorar seus conhecimentos em línguas estrangeiras. Cada um dos campi deixa designada uma pessoa ( embaixador da Assessoria Internacional) para fazer o meio de campo entre os intercambistas e a reitoria, neste ano, eu fiquei responsável por esta questão”.

A importância da Internacionalização

Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, foi uma das Diretoras que integrou a equipe de recepção. Ela comentou os benefícios que os programas de intercâmbio trazem para os estudantes e também para as instituições participantes.

“É de suma importância ampliar o nível de internacionalização delas (instituições), o que pode ser feito, por exemplo, através dos programas de intercâmbio. Quando alunos de outros países chegam ao campus, ou quando nossos próprios alunos vão para outros países, ocorre a ampliação da consciência sobre culturas que existem no mundo. Também é muito importante que nossos estudantes tenham contato com os intercambistas, e vice-versa, para que sejam potencializadas ações como as de ensino, pesquisa, extensão e inovação”. 

Centro de Ensino de Línguas

Ações como esta contam com amplo apoio do CELIN - Centro de Ensino de Línguas, que atualmente é coordenado por Narayana de Deus Nogueira, professora de língua inglesa no Campus Muzambinho desde 2009. O setor promove cursos de idiomas como inglês, espanhol em libras para a comunidade, com ofertas presenciais e a distância, além de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Linguagem. O centro auxilia o processo de integração de estudantes que vêm de outros países, ou mesmo estudantes brasileiros que precisem aprender e praticar um novo idioma antes de participarem de programas de intercâmbio, olimpíadas e similares.

Quanto aos 4 estudantes que chegaram ao Brasil, eles também irão ministrar, de forma voluntária, um curso de Espanhol aos alunos de nossa unidade, além de participar como estudantes do Curso de Português para Hispânicos, ambos cursos coordenados pela professora Augusta Cassia Schwtner David Ronquini, vice-coordenadora do CELIN no Campus Muzambinho.

Para conhecer mais sobre o trabalho do CELIN, clique aqui.

Texto e Fotos: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página