Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > Campus Muzambinho recebe doação de kit da Cooperativa Sicredi
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho recebe doação de kit da Cooperativa Sicredi

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 08h28 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 08h34

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu doação de kit educativo/científico adquirido pela Cooperativa Sicredi das Culturas RS/MG. A entrega do item aconteceu na unidade Sicredi de Muzambinho, no dia 05/02, pelas mãos do gerente Álvaro Ribeiro Salomão. Na ocasião, estiveram presentes dois dos diretores do Campus, os Professores Renato Aparecido de Souza (Direção Geral) e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Diretora de Desenvolviemnto Educacional). 

9Q6A9944O kit contém 91 itens, tais como esqueleto, pipetas, tubos de ensaio, bússola, rosa dos ventos, biombo protetor, mapa de células e do corpo humano, e permitirá a realização de mais de 60 experimentos nas áreas de matéria, energia, vida e evolução, reino monera, protoctista e fungi, dinâmica, ondulatória, luz e óptica, eletricidade, magnetismo, propriedades dos materiais, dentre outros. O kit contém também um caderno físico e digital de apoio ao professor, com os passos para condução dos experimentos e atividades de avaliação formativa. Os produtos estão adequados aos parâmetros Curriculares Nacionais.

O material doado servirá para apoiar a criação de uma experimentoteca junto ao projeto CDPC (Centro de Divulgação e Popularização da Ciência), o qual já acontece no campus de Poços de Caldas e está em processo de criação para funcionamento no Campus Muzambinho, dentro da Unidade José Januário de Magalhães (antigo Prédio Comercial).

O objetivo é que o CPDC atue de forma mais próxima junto às escolas da cidade e região, ofertando atividades, cursos e ações que visem fortalecer a importância da ciência, difundir as pesquisas realizadas no campus de forma mais próxima da linguagem das crianças e dos jovens, e contribuir para que escolas públicas municipais e estaduais tenham acesso a kits de ciências, seja dentro do espaço CDPC ou realizando empréstimos para que os experimentos sejam realizados nas próprias escolas, mediante orientação prévia e capacitação dos docentes.

O kit doado pelo Sicredi, no valor de R$4.600,00 (quatro mil e seissentos reais), é fruto da Chamada Pública 02/2023, publicada no site do campus Muzambinho em 23/03/2023. Uma nova chamada será lançada em breve, com o objetivo de captar mais doações para que o projeto de popularização da ciência possa se fortalecer.

Os kits foram doados pela Sicredi das Culturas RS/MG por meio do Fundo de Cooperação e Inovação, que apoia ações de desenvolvimento local e sustentável nas comunidades onde a cooperativa atua. “A nossa cooperativa tem como propósito que norteia todas as nossas ações o desejo de construir juntos uma sociedade cada vez mais próspera, e isso também se reflete nesta doação, buscando gerar impacto positivo tanto para os alunos que irão utilizar os kits e o espaço, quanto para apoiar o trabalho realizado pelo IFSULDEMINAS, que desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da comunidade local e regional”, destaca o gerente Álvaro.

Texto: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder / Revisão: ASCOM do Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página