Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > IFSULDEMINAS > Publicado o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos
Início do conteúdo da página
PDI 2024-2028

Publicado o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 10h40 | Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 10h41

PDI 2024 2028 Banner topoO Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica que norteia as ações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), de acordo com sua missão, visão e valores. O documento foi elaborado com a participação de toda a comunidade acadêmica, para os anos de 2024 a 2028.

Para a construção do documento, foram realizadas nove audiências públicas, de maneira on-line, com todas as unidades da instituição. O documento foi aprovado na última reunião do Conselho Superior (Consup), que ocorreu no dia 13 de dezembro de 2023.

De acordo com o reitor Cleber Ávila Barbosa, foi muito importante essa aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, para o próximo quinquênio,  pois o documento é um norteador que traduz todas as vertentes e eixos exigidos da atuação institucional, preconizadas pelo Ministério da Educação e seus órgãos de avaliação institucional.  

Cleber também enfatizou a construção democrática do plano: “O documento dá sustentação às prioridades da gestão, pois foi debatido e construído de forma democrática e participativa com toda nossa comunidade durante todo o ano de 2023, ele traz clareza no direcionamento das iniciativas, ações e perspectivas da consolidação e dos avanços institucionais, de forma muito pragmática, permitindo aos gestores o foco na tomada de decisão acertada e gradual”.

Para o Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Luis Adriano Batista, “O PDI é o documento mais importante para o Instituto Federal, pois ele trata das diretrizes e rumos que a instituição irá tomar nos seus próximos 5 anos de existência, nele está contido todas as ações estratégicas da instituição, nas quais os gestores e a comunidade podem se embasar para saber se estão seguindo a direção correta estabelecida”.

Na versão atual, foram acrescentados dois novos capítulos: Sustentabilidade Ambiental e Comunicação. Gustavo Fialho, técnico em assuntos educacionais e um dos responsáveis pela condução dos trabalhos de elaboração do documento, explica que essa novidade reflete “uma conexão com o tempo presente, não podemos pensar no IFSULDEMINAS e não pensar na forma como ele se comunica com a sociedade, não podemos avançar sem pensar nas questões socioambientais, temos três campi fazendas. E, por fim, como uma instituição pública, é obrigação da nossa instituição mostrar para a sociedade que ela gera valor público, que vale a pena investir no IFSULDEMINAS e o PDI é isso, demonstrar para a sociedade que estamos avançando no cumprimento da nossa missão”.

Para que o planejamento seja cumprido são realizados acompanhamentos semestrais dos  Indicadores de Planejamento Estratégico. O documento também é atualizado anualmente.

Para acessar o documento completo, clique aqui.

As atualizações e a documentação completa podem ser acompanhadas na página do PDI.

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS

Publicado em: 15/01/2024

Fim do conteúdo da página