Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > Campanha Setembro Amarelo é promovida no Campus Muzambinho
Início do conteúdo da página

Campanha Setembro Amarelo é promovida no Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 18h16 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 12h58

Por compreender a importância de estimular a prevenção ao suicídio e também de promover a saúde mental junto aos estudantes, professores e servidores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a Coordenadoria Geral de Assistencia ao Educando, por meio das equipes que atuam em seus setores, promoveu mais uma vez, em 2023, a campanha de abrangência mundial Setembro Amarelo, idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para a Coordenadora da CGAE, Clélia Mara Tardelli, o principal objetivo da ação foi debater a saúde mental e apresentar alternativas de autocuidado, já que entende que ao falar sobre saúde mental no campus consegue-se chegar até aqueles que possuem pensamentos suicidas e lhes apresentar novas possibilidades, sendo essas pessoas os alvos da campanha.

Clélia afirma ainda que, ao longo do ano, “diversas ações de promoção do bem-estar já ocorrem para todos os públicos estudantis, como atividades esportivas, artísticas e culturais, além da oferta de um local de descontração e lazer e do atendimento de solicitações espontâneas dos estudantes, como amistosos”. Para além das atividades mencionadas ela enfatiza a importância do trabalho das equipes que atuam diretamente com os estudantes, os orientando e, principalmente, os acompanhando para que as intervenções necessárias ocorram com celeridade. Destaca os serviços de saúde do Campus Muzambinho e a atuação da enfermagem e da psicologia da CGAE, informando que ao longo do ano é disponibilizado aos estudantes o Plantão Psicológico, um serviço de escuta terapêutica pensado para que não ocorra filas de espera e os discentes possam ser atendidos no momento de maior necessidade, sem agendamento.

Para o psicólogo Túlio Trevisan, um dos objetivos da campanha Setembro Amarelo é dar destaque à saúde mental, criando oportunidades de levar informações sobre a temática à comunidade acadêmica e desta forma, trabalhar a educação em saúde e a promoção de bem-estar e qualidade de vida. Nas palestras deste ano, foram abordadas a conscientização crescente sobre a importância da saúde mental, a necessidade dos governos de priorizar e financiar investimentos na área para ampliação da rede de serviços disponibilizada à população e a nível individual, a importância de compreendermos a natureza dos transtornos mentais e principais sintomas, para agirmos na prevenção e no combate a preconceitos e estigmas.

Outra ação destacada pela Coordenadora da CGAE é a implantação da Casa do Afeto que tem como objetivo ser um complemento às ações de saúde. “O espaço está aberto para a prática de terapias integrativas, pois entende-se que ao integrar práticas como o Reiki e a Meditação, que hoje são ofertadas no espaço, aos tratamentos médicos indispensáveis, há melhora na saúde, incluindo a mental”.

Para a Professora Cidinha Mendes, que trabalha na Casa do Afeto e desenvolveu neste espaço a oficina "Vivenciando Pequenos Afetos", atividade que compôs a Campanha Setembro Amarelo de 2023, "o compromisso de cuidado com a vida é uma tarefa indispensável, pessoal e diária. No mês de setembro somos convidados a refletir sobre como estamos exercendo essa tarefa e o projeto "Vivenciando Pequenos Afetos" teve como objetivo oportunizar momentos de reflexão, autorreflexão e autocuidado por meio de manualidades. Foram momentos incríveis de aprendizado e autoamor".

DESTAQUE: EDUCAR É PREVENIR

Apesar do suicídio ainda ser um tabu para muitas pessoas, é necessário compartilhar informações e conhecimentos sobre o assunto para que todos tenham acesso aos recursos de prevenção e possam se ajudar ou auxiliar o seu próximo com responsabilidade, de forma adequada e alinhada com as recomendações das autoridades de saúde. Ao perceber que você está sofrendo ou que não tem recursos para lidar sozinho com alguma situação desafiadora, procure ajuda profissional. No Campus Muzambinho, o serviço de saúde (ambulatório) e o serviço de psicologia estão à disposição para acolher e orientar todos os estudantes.

Texto: Equipe CGAE
Fotos: ASCOM e CGAE


 

Setembro Amarelo é o mês da campanha voltada à prevenção ao suicídio, e reforça a importância em falar sobre saúde mental em diversos espaços.Por este motivo, o Campus Muzambinho promove, através da CGAE (Coordenação Geral de Assistência ao Educando) uma série de ações voltadas a abordar esta temática.

Destaca-se que dentre os inúmeros serviços ofertados aos estudantes ao longo do ano, como as atividades esportivas, culturais, plantão psicológico, foi inaugurada a CASA D AFETO, que visa contribuir para o bem-estar emocional, mental e espiritual da Comunidade Interna do Campus Muzambinho.

Para mais informações sobre horários e funcionamento do espaço, Clique aqui.

Confira a campanha realizada no último ano: Clique aqui.


Artes, texto e Programação: CGAE

PROGRAMAÇÃO 2024:

programacao setembro amarelo 2023

registrado em:
Fim do conteúdo da página