Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > IFSULDEMINAS > Centro de Referência do IFSULDEMINAS na UFLA inicia oferta de cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Centro de Referência do IFSULDEMINAS na UFLA inicia oferta de cursos técnicos

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 12h54 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 12h59

plateia 4 CentroA primeira turma dos cursos técnicos subsequentes oferecidos no Centro de Referência do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) no campus da Universidade de Lavras (UFLA) participou, na noite da última quinta-feira (24/08), da Aula Inaugural dos cursos em Administração, Agropecuária, Informática para Internet e Segurança do Trabalho.

Além dos 130 estudantes matriculados, a aula ministrada no Salão de Convenções da UFLA contou com a presença de autoridades do poder público municipal de Lavras, servidores e dirigentes das instituições parceiras do Centro.

O Centro de Referência é um projeto idealizado pelo IFSULDEMINAS e realizado em parceria com a UFLA, a Prefeitura Municipal de Lavras e a Fundação Fadema. Para a sua implementação conta com verba de R$ 500 mil destinada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e de 260 mil, da prefeitura local.

Captura de tela 2023 08 25 171651A parceria

De acordo com o convênio firmado entre os entres, o IFSULDEMINAS é responsável por selecionar o corpo docente dos cursos oferecidos, pela coordenação dos cursos e execução dos respectivos projetos pedagógicos, por coordenar as políticas de auxílio e assistência estudantil, além de emitir os certificados dos concluintes. Quanto à UFLA, cabe à universidade disponibilizar toda a infraestrutura acadêmica necessária para que ocorram as aulas, como acesso a salas de aula, laboratórios, bibliotecas, entre outros, bem como incluir os novos discentes nos programas culturais, de lazer, extensão e pesquisa da universidade. Já a Prefeitura de Lavras tem o compromisso de custear a alimentação dos estudantes, além de ceder alguns servidores para o Centro. A gestão e a execução dos recursos financeiros são realizadas pela Fadema.

reitor CentroUma mesa de honra foi montada para o evento. Fizeram parte dela os representantes das quatro instituições parceiras. O reitor do IFSULDEMINAS Cleber Ávila Barbosa deu boas-vindas aos estudantes, enfatizando que eles fazem parte de um projeto inédito, que une a expertise técnica do Instituto Federal à estrutura consolidada e de referência nacional da UFLA. “Nós temos que celebrar essa parceria com instituições tão comprometidas e de excelência comprovada, que permitirá ao IFSULDEMINAS avançar com sua missão educacional. Estamos muito contentes de iniciar hoje nossa atuação na comunidade de Lavras e do entorno ofertando cursos que irão atender e tornar mais arrojado o arranjo produtivo local. Cada um desses cursos será apadrinhado e coordenado por um campus do IFSULDEMINAS: Machado (Técnico em Agropecuária), Muzambinho (em Segurança do Trabalho), Passos (em Administração) e Três Corações (em Informática para a Internet), sendo que cada um desses campi é reconhecido pela formação de qualidade que entrega. Prova disso foi o elevado número de inscrições em todos os quatro cursos técnicos ofertados, que tiveram todas as vagas preenchidas e uma relação média de sete candidatos por vaga”.

ufla CentroNo pronunciamento do reitor em exercício da UFLA, Márcio Machado Ladeira, o gestor enfatizou que os novos alunos devem buscar aproveitar ao máximo a oportunidade viabilizada pela parceria entre os órgãos, que ele espera ser duradoura e profícua. “Estamos muito felizes com o início dessa parceria que esperamos ser duradoura. Este projeto é algo extremamente inovador e que vai contribuir muito com a formação dos estudantes. Vamos colocar toda a estrutura da UFLA à disposição, otimizando, dessa forma, a utilização dessas instalações. No final, quem ganha é a sociedade, com formação de alta qualidade”.

prefeita lavrasA prefeita de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira, ressaltou a importância da vinda do IFSULDEMINAS para a cidade, com a oferta do ensino profissionalizante em áreas vitais para o crescimento local. “Para que este momento pudesse se concretizar, os cursos que se iniciam hoje foram planejados. Todos são cursos cuja demanda foi levantada junto ao empresariado local e pesquisada ouvindo a população. A cidade está muito feliz! Temos que dar oportunidade para nossos jovens e sabemos que eles irão sair daqui prontos para o mercado de trabalho, com uma certificação emitida por um órgão de excelência, que é o IFSULDEMINAS”.

Alef CentroExpectativa dos estudantes

Alef Carmo Dias, 22 anos, é um dos alunos matriculados no curso Técnico em Informática para Internet. Ele já atua na área, mas deseja incrementar seus conhecimentos para se destacar no mercado de trabalho. “Já trabalho numa provedora de internet e, antes disso, já mexia com a parte técnica. Aqui em Lavras, a oferta de cursos nessa área é muito baixa. Além disso, pra gente que já trabalha o dia todo, é custoso cursar uma graduação. Então, esse curso noturno caiu como uma luva e acredito que ele vai agregar muito”.

diego CentroDiego Rafael Figueiredo Sousa, também de 22 anos, precisou largar há um ano e meio a graduação que fazia e, agora, viu no curso Técnico em Administração a oportunidade de voltar a estudar e com isso lutar para realizar seus sonhos. “Tenho muito interesse na área administrativa, mas teria que fazer o Enem de novo para entrar na faculdade, pois o meu exame já não é mais válido. A chance de entrar num curso do Instituto Federal, gratuito e com duração de apenas um ano era o que eu procurava, pois rapidamente vou entrar no mercado de trabalho numa posição qualificada. Hoje, trabalho como motoboy, mas meu sonho é montar meu próprio negócio”.

pedino Centro

Palestra

O evento finalizou com a palestra “O Ensino Técnico com Formação Humana e o Mundo do Trabalho”, ministrada pelo professor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini. O docente explicou para os novos estudantes a proposta de ensino profissionalizante praticada pelos Institutos Federais, focada na formação técnica e humanística. Além disso, trouxe dados atuais que evidenciam a importância da formação técnica para o fortalecimento do empresariado e da economia, de um modo geral, assim como a contribuição da formação técnica de qualidade para o aumento da renda do trabalhador.

Clique aqui para ver mais fotos.

Texto: Renata Silveira 
Data: 25/08/2023

Fim do conteúdo da página