Lançamento do programa Mais Vacina tem palestra de docente do Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 16h49 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 16h49

Na última terça-feira, 26, foi lançado o Programa Mais Vacina, projeto que busca a vacinação contra brucelose em rebanhos de dezenas de cidades envolvidas no Programa Mais Genética. O lançamento aconteceu no auditório do prédio pedagógico “H”, e contou com palestra ministrada pela professora Geórgia Magalhães Modé, do curso de medicina veterinária, que abordou o tema “brucelose” diante de dezenas de participantes e convidados de toda a região.

O evento teve início por volta das 10 horas, quando os presentes foram recepcionados pelos anfitriões e organizadores: O Coordenador Regional do IMA em Poços de Caldas, Sr. Wladimir Ferreira Fadini; a Assessora Técnica da área animal, Sra. Luzia Adão e Silva; o Deputado Federal Emidinho Madeira, que viabilizou emenda parlamentar para aquisição de 37 Mil doses de Vacina contra a Brucelose, além de outros insumos; a Diretora de Administração e Planejamento do Campus Muzambinho, Zélia Dias de Souza e, por fim, o Coordenador Geral de Produção deste campus, Juliano Francisco Rangel.

Foram convidados 67 municípios para o evento, e a ação deve beneficiar produtores rurais de toda a região, e o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho integra o projeto através de termo de cooperação técnica. Para o coordenador Juliano, ações como estas têm como escopo o desenvolvimento e o suporte ao produtor rural. 

“Nós estamos trabalhando em prol da sociedade para levar o desenvolvimento, a tecnologia e, acima de tudo, a segurança produtiva. Então, estamos à disposição. Coloco aqui o Campus à disposição da sociedade para que a gente continue com os avanços tecnológicos e dando esse suporte ao produtor rural, sempre” - Declarou Juliano durante a abertura.
Após a abertura do evento, a Professora Geórgia Modé Magalhães, docente e atual coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, assumiu os trabalhos para conduzir uma palestra sobre Brucelose para o público presente, composto majoritariamente por veterinários, aplicadores e estudantes de medicina veterinária deste CAmpus. Durante a ação, a professora abordou diversos tópicos acerca da doença, como suas características gerais, formas de infecção, prevenção e intervenções possíveis.

Com isto, a intervenção acadêmica levou um pouco da teoria aos produtores, abordando detalhes sobre a execução do serviço e prestando esclarecimento quanto às dúvidas mais comuns trazidas diretamente do cotidiano do produtor.

O evento foi retomado após pausa para o almoço, e contou com dois treinamentos.

O primeiro deles foi ministrado pela Fiscal e Médica Veterinária Luzia A. Adão e Silva, e recebeu o título de “Procedimentos e orientações sobre a vacinação de Brucelose - IMA”.

Na sequência, foi a vez do Doutor João Drumond, médico veterinário, assumir os trabalhos. Sob sua liderança, os presentes acompanharam o treinamento intitulado “Brucelose: Prevenção é a chave”. 

Confira fotos do evento na galeria abaixo: 

registrado em: