Comitiva do IFTM realiza visita técnica à Escola-Fazenda Muzambinhense

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 14h17 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 14h19

Integrantes de comitiva formada por Diretores-Gerais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) estiveram no Campus Muzambinho nesta Terça-Feira, 12 de Março, para conhecer as dependências da Escola-Fazenda. A motivação da visita foi a implementação de processos e a estruturação de unidades agrícolas daquela instituição, cujos gestores identificaram no Campus Muzambinho um modelo a ser seguido. 

9Q6A0771A comitiva chegou ao Campus por volta das 14 horas, quando foi recepcionada pelo Diretor-Geral, Prof. Renato Aparecido de Souza e outros membros da equipe de gestão. Inicialmente, participaram de uma reunião de integração com Diretores e coordenadores desta casa e, na sequência, realizaram uma visita guiada pelas dependências da Escola-Fazenda e setores, onde puderam aprender um pouco mais sobre a gestão de nossa unidade.

Sérgio Luiz de Freitas Maia foi um dos Diretores Integrantes da comitiva que visitou o Campus Muzambinho. Atualmente, ele está à frente do IFTM - Campus Uberlândia, e contou à nossa redação sobre a motivação de sua equipe para conhecer nossa Escola-Fazenda.

“[...] Fizemos questão de estarmos aqui porque nós temos conhecimento da pujança (N.E: poderio, domínio, grandeza) do Campus Muzambinho, do quanto este campus tem atividades muito importantes nos setores de produção, e como a Escola-Fazenda tem um funcionamento modelo. Então viemos, os quatro diretores juntamente com nossos coordenadores de Produção, para visitar in loco este sucesso”.

Bruno Pereira Garcês, Diretor do Campus Uberaba, foi outra das autoridades que vieram conhecer o Campus Muzambinhense. Segundo ele, a comitiva verificou diversos exemplos que poderão servir de inspiração para seus campi natais. 

9Q6A0750“O que mais me impactou é que toda a excelência que a gente escuta falar sobre o IFSULDEMINAS vêm de processos simples [...] Por exemplo, na forma de comercialização, utiliza-se o modo que a gente chamava de fonte 250, fonte 150, que é o que todo mundo já faz. Mas aqui conseguiram fazer de uma forma que rodasse melhor. Acho que isso foi algo que me surpreendeu bastante” - refletiu Bruno.
Jadson Figueira, Diretor-Geral do Campus Ituiutaba também comentou a experiência de visitar nossa unidade.

“É uma honra estar aqui no Campus Muzambinho, um campus com uma história enorme e uma expertise na parte agrícola. O nosso campus também é agrícola, tipificado no MEC, e nós estamos iniciando este trabalho de estruturação. Viemos aqui escutar os servidores, servidoras e as experiências que eles têm, o que vai ser muito rico para conseguirmos aplicar, dentro da nossa instituição, tudo isto que conseguem produzir, engajar estudantes, servidores, servidoras, mostrar a relação de aprendizagem didático-pedagógica, do mundo do trabalho… Então tem sido, até o momento, uma experiência muito rica” - comentou.

Zélia, Diretora de Administração e Planejamento (DAP) do Campus Muzambinho, foi uma das autoridades responsáveis por recepcionar a comitiva do IFTM. De acordo com ela,  intercâmbio de experiências foi bastante rico, e certamente as experiências poderão ser aproveitadas tanto em nosso campus como nos campi de origem da comitiva. 

“Foi uma troca de experiências muito boa. O encontro nos permitiu compartilhar muitas das nossas experiências, e eles (comitiva do IFTM) também trouxeram muitas experiências que podem ser aproveitadas aqui no nosso Campus” - Zélia declarou.

Por fim, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, comentou a satisfação em receber autoridades interessadas em replicar as experiências de nossa unidade.

“Ficamos muito felizes com a vinda da comitiva do IFTM às nossas dependências. Receber os Diretores-Gerais e suas equipes, nossos co-irmãos da rede federal, para apresentar o modus operandi de nossa Escola-Fazenda evidencia nossa referência na formação agrícola, que tanto defendemos e defenderemos, e permite a troca de experiências para melhorias internas que são sempre desejadas” - finalizou.
A visita contou com os Diretores Sérgio Luiz de Freitas Maia, Diretor do IFTM - Campus Uberlândia; Bruno Pereira Garces, Diretor do IFTM - Campus Uberaba; Firmiano Alexandre dos Reis Silva, Diretor do IFTM - Campus Avançado de Campina Verde; e Jacson Hudson Inacio Ferreira, Diretor do IFTM - Campus Ituiutaba.

Após intensa troca de experiências, a comitiva do Triângulo Mineiro partiu para a cidade de Machado, onde irá buscar outras referências com outro de nossos campi, a unidade do IFSULDEMINAS - Campus Machado.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho. 

registrado em: