Rede Federal

Governo Federal anuncia 100 novos campi dos Institutos Federais

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 09h23 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 09h24

Minas Gerais receberá oito novos campi, que já haviam sido anunciados em fevereiro deste ano

plateia 100O Governo Federal anunciou, na manhã desta terça-feira (12/03), a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A iniciativa alcança todas as unidades da Federação e gera 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil), em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Por meio do Novo PAC, serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras. Desse total, R$ 2,5 bilhões são para criar novos campi e R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, com a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.

Com os novos 100 campi, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) passará a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs. O programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades no Brasil, quase dez anos após a última expansão estruturada da Rede EPCT.

Minas Gerais

mesa 100No estado mineiro, o governo confirmou que apenas serão criados oito novos campi, já anunciados em cerimônia realizada na capital Belo Horizonte, em 08 de fevereiro de 2024.

Minas Gerais conta, atualmente, com 72 unidades integradas à Rede EPCT. Os novos campi serão construídos em municípios que não possuem IFs ou que têm baixa cobertura de educação profissional. São eles: Belo Horizonte, Bom Despacho, João Monlevade e Sete Lagoas (unidades do IFMG); Minas Novas e Caratinga (campi do IFNMG); São João Nepomuceno (unidade do IFSUDESTEMG); e Itajubá (novo campus do IFSULDEMINAS). O investimento estimado para a construção dessas novas unidades será de R$ 200 milhões. Devem ser geradas 11.200 vagas.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 14.14.25O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, participou da cerimônia de divulgação dos novos campi, que foi marcada pela fala do presidente Lula sobre a meta de continuar a expansão da Rede EPCT ainda em seu governo. Outro momento significativo da cerimônia foi o discurso do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif), Elias Monteiro, que reivindicou à atenção do governo a respeito de três pautas primordiais: recomposição da matriz orçamentária dos IFs, melhoria da política de auxílio estudantil (alimentação e transporte) e reestruturação e valorização da carreira dos profissionais da Educação.

Além do reitor, dois estudantes do IFSULDEMINAS foram convidados para a cerimônia, os alunos Braion Henrique Alves Miranda dos Santos e Ariel Elis Mamede de Assis foram a Brasília e participaram do evento.

Texto: Dicom, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC