IFSULDEMINAS participa de inauguração do Pouso Hub

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 09h14 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 09h16

FMR 8759Na última sexta-feira, 8, foi inaugurada a Pedra Fundamental do Pouso Hub, no bairro Santa Rita, em Pouso Alegre, marcando o início das obras no local. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), que é um dos apoiadores do empreendimento, participou do evento por meio da presença do reitor Cleber Ávila Barbosa e da Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Paula Magda da Silva Roma.

O reitor Cleber ressaltou a importância do hub: “É com grande satisfação que celebramos o marco inicial do Pouso Hub. Este projeto representa um passo significativo para a promoção da inovação e do empreendedorismo em nossa região”.

O Hub de Inovação integrará empresas, governos, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, investidores, organizações da sociedade civil, startups, empreendedores, entre outros, em um mesmo ambiente, conectando-os a uma infraestrutura tecnológica e de negócios.

O espaço contará com laboratórios, áreas de coworking, auditórios e áreas de convivência, visando facilitar a interação entre os diferentes agentes da comunidade e estimular a criação de soluções inovadoras. A área projetada é de 1.284m² e será construída na rua Geraldino Coutinho de Souza, no bairro Santa Rita.

“Nós do IFSULDEMINAS, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio do compromisso  firmado com a  Prefeitura de Pouso Alegre, temos como objetivo colaborar na construção desse  ambiente participativo e colaborativo na cidade, por meio da promoção da educação e pesquisa, do desenvolvimento tecnológico, do desenvolvimento de negócios e da capacitação de recursos humanos”, explicou Paula.

Na cerimônia, estavam presentes autoridades políticas locais, regionais e estaduais, representantes de empresas e instituições educacionais. O projeto será administrado por uma Governança Privada, com apoio do Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA), visando promover a formação de mão de obra qualificada e estimular o empreendedorismo, alinhado à vocação econômica da cidade e da região.

Além do IFSULDEMINAS, também são apoiadores do Pouso Hub outras instituições de ensino do Sul de Minas, como a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) também demonstrou seu compromisso e se comprometeu a investir mais de 800 mil reais no Hub, equipando o laboratório de pesquisas. O projeto do Hub foi idealizado pelo vereador Igor Tavares, que também participou da cerimônia.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS
Fotos: Organização do Evento