Programa de Acolhimento ao servidor: Suellen Gonzalez Belo Clemente

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 16h28 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 16h28

2 2 1Suellen Gonzalez Belo Clemente estudou em escola pública e foi aprovada no Concurso Vestibular, em 2006, ingressando na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, situada em Bandeirantes, PR, realizando estágios, cursos, iniciação científica, participando de congressos a nível regional e nacional, organização de eventos e grupo de estudos. Em julho de 2011, obteve o título de Médica Veterinária.
Em março de 2012, ingressou no Programa de Residência, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, na área de Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais, na Universidade Estadual de Londrina - UEL, situada em Londrina, PR, defendendo o trabalho de conclusão de curso em 17 de março de 2014.

Em março de 2014, ingressou no Curso de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, na área de Ciência Animal com ênfase Reprodução de Grandes Animais, na Universidade Estadual de Londrina - UEL, situada em Londrina, PR, defendendo a dissertação em 18 de fevereiro de 2016.

Em setembro de 2016 a dezembro de 2018, integrou o corpo docente do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, situado em São José do Rio Preto, SP, ministrando as disciplinas de Reprodução Animal I, II e Obstetrícia Animal para o curso de Medicina Veterinária. Atuou na orientação de acadêmicos para conclusão de monografia, iniciação científica e aprimorandos do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu. Na mesma instituição integrou o corpo de Médicos Veterinários atuantes no Hospital Veterinário de Grandes Animais. Neste mesmo período prestou atendimento reprodutivo aos touros atletas da Companhia de Rodeio do “Paulo Emílio” em Barretos e Icém-SP.

Em março de 2018, iniciou o Curso de Doutorado em Ciência Animal, na área de Reprodução de Grandes Animais, na Universidade Estadual de Londrina, situada em Londrina, PR, defendendo a tese em 30 de maio de 2022.

Em novembro de 2020 foi admitida no processo seletivo para Professor junto ao Departamento de Medicina Veterinária no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE, situada em Ponta Grossa, PR, ministrando as disciplinas de Fisiologia Animal I e II, Andrologia e Biotecnologia da Reprodução Animal, Clínica de Ruminantes e Trabalho de Conclusão de Curso I, atuando até julho de 2023.

Em setembro de 2021 foi admitida no processo seletivo para Professor Substituto junto ao Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, situada em Ponta Grossa, PR, ministrando as disciplinas de Anatomia e Morfologia Animal, Fisiologia dos Animais Domésticos, Metodologia Científica, Equideocultura e Imunologia, Profilaxia e Higiene Animal para o curso de Zootecnia da instituição, atuando até janeiro de 2024. Participou do grupo de estudos VITA relacionado a pesquisa sobre Reprodução de Grandes Animais, orientou graduandos e integrou comissões de organização de eventos acadêmicos.

No ano de 2021, tornou-se sócio-proprietária da empresa Campos Gerais, Assessoria Veterinária Ltda, situada em Ponta Grossa, PR, oferecendo serviços veterinários nas áreas de Clínica, Cirurgia e Reprodução de Grandes Animais, com ênfase para bovinos de corte e leite. Possui experiência profissional, acadêmica e com pesquisa relacionada às espécies: ovina, caprina, suína, equina e bovina.
Em novembro de 2023, ocorreu a oportunidade de prestar concurso para docente no IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, “no qual com muita satisfação me dediquei, resultando na aprovação. Já possuía ótimas impressões da instituição devido ao relato do Professor Marcelo Seneda, egresso do Colégio Técnico Agrícola do IFSULDEMINAS de Muzambinho, no qual foi meu orientador da pós-graduação na UEL”.

“Dessa forma, em janeiro de 2024, tomei posse do cargo efetivo de Professor EBTT, área de Reprodução e Obstetrícia Animal, no IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. Tenho como perspectivas colaborar com a formação profissional dos acadêmicos, priorizando o aprendizado teórico e prático, conciliando com pesquisa e extensão, para que os futuros Médicos Veterinários estejam preparados para o mercado de trabalho, assim como para ingressar em programas de pós-graduação.”

Texto:Suellen Gonzalez Belo Clemente
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho