Diretores do Campus Muzambinho publicam artigo científico acerca dos aspectos pedagógicos de enfrentamento da COVID-19

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 14h04 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 14h05

ok 9Q6A9317O Diretor-Geral, Renato Aparecido de Souza, o Diretor de Ensino, Hugo Baldan Junior e a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder publicaram artigo científico na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação da Unesp Araraquara com Qualis A1.

O artigo intitulado “Enfrentamento pedagógico durante pandemia da COVID-19” é um relato de experiência do Campus Muzambinho, na perspectiva dos gestores.

O presente artigo objetivou descrever a experiência pedagógica de enfrentamento à COVID-19, na perspectiva dos gestores escolares do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Foi apresentada a proposta de ensino remoto emergencial denominada aprendizagem no “grão de café”. Utilizou-se a abordagem metodológica Education Design Research (EDR) em função da (i) modelagem da proposta; (ii) gestão da comunicação e da informação; (iii) regulamentação e orientação; e (iv) acompanhamento da permanência e êxito dos estudantes. O estudo ocorreu durante os anos letivos de 2020 e 2021.

Como resultados, observou-se que o modelo proposto privilegiou os relatos positivos alcançados, os quais se devem ao envolvimento entrelaçado dos aspectos pedagógicos, humanos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O artigo pode ser lido na íntegra acessando:

registrado em: