Estudantes do Campus Muzambinho se destacam na redação do ENEM

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 09h55 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 09h58

Estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho se destacaram nas redações do ENEM 2023, obtendo pontuações acima da média nacional, que foi de 641,6 pontos. O tema deste ano abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, e vários de nossos estudantes obtiveram notas que ultrapassaram a casa dos 800 e até mesmo 900 pontos, motivo de orgulho para os docentes desta casa.

A pontuação alcançada na redação do ENEM tem peso significativo, inclusive como critério de desempate em diversos programas de Instituições de Ensino que ofertam cursos superiores.

Barbara Guimarães, aluna que cursou o 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, atingiu a pontuação de 960 na redação do ENEM. Ela explica que “o campus teve um papel fundamental pois, nós alunos, sempre tivemos um apoio de grande importância dos professores!”

A estudante também aproveitou a oportunidade para agradecer ao professor de Língua Portuguesa, “gostaria de agradecer ao professor Daniel William, [...] tive prazer em poder ser aluna dele no meu 3º ano, e com toda a certeza, ele foi o motivo da minha nota na redação, Daniel sempre nos encorajou a escrevermos e confiava em nosso potencial [...]”.

A estudante Maria Eduarda de Assis Oliveira, também do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, conquistou 920 pontos na prova de redação. A tática da aluna envolveu a revisão de conteúdos e questões que caíram em outras edições do ENEM, além do estudo da estrutura da prova e muito treino para escrever a redação.

O professor Daniel Willian Ferreira de Camargo, que ministra aulas de Português para os terceiros anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, mostrou-se bastante satisfeito com o desempenho dos alunos. “Em resumo, o que posso dizer é que, quando há interesse, empenho, prática e orientação, os resultados são satisfatórios. Redação costuma ser um calcanhar de aquiles, até pelo peso que tem na composição da média final, mas quero reiterar meus parabéns a todos os meus alunos, que, durante o ano, se superaram e, hoje, com tranquilidade e propriedade, escrevem sem tantos temores. Não há coração que dê conta de comportar tamanho orgulho. Estou muito feliz por eles” - Pontuou o professor.

Metodologia de Ensino

O professor Daniel explica que, ao longo do ano, realiza uma espécie de oficina de textos, e que o modelo de redação do ENEM é abordado com os estudantes. O docente realiza a distribuição de redações bem-sucedidas do ano anterior ao exame, e um roteiro de análise é realizado para que os estudantes possam compreender o passo a passo a ser seguido.

“Depois, conferidas coletivamente as impressões e as percepções dos alunos, confirmamos ou não hipóteses e alinhamos conhecimentos prévios” - revelou o professor.

A oficina de textos segue com outras etapas e cada uma delas amplia o entendimento dos estudantes sobre as diferentes partes constitutivas do gênero, cada qual com suas particularidades.

“Na medida em que não tenho condições de reproduzir essa dinâmica mais do que bimestralmente, sendo, portanto, quatro as propostas de redação oficiais durante o ano letivo, estimulo-os a escrever em casa para orientação e avaliação nos meus horários de atendimento”.

O resultado do ENEM revela que a metodologia de ensino adotada pelos docentes do Campus Muzambinho é capaz de preparar os estudantes para o exame.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: cedidas pelos entrevistados