Ação de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 07h23 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 07h23

9Q6A7765No dia 07 de novembro de 2023, ocorreu o plantio planejado de aproximadamente 50 árvores no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A medida foi realizada para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da 15ª Jornada Científica e Tecnológica e 12° Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, eventos ocorridos nos 24, 25 e 26 de outubro de 2023.

Na oportunidade, estiverem presentes os membros da comissão organizadora do evento presidida pela Profª Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, além dos alunos do curso Técnico em Agropecuária acompanhados do Prof. Claudiomir da Silva dos Santos, que apoiaram na realização da atividade.

Mas por que este tipo de ação é tão importante em eventos acadêmicos?

• É uma oportunidade para educar e inspirar a comunidade acadêmica a adotar práticas mais sustentáveis.
• Ao incorporar a compensação de emissões no evento acadêmico, a instituição de ensino demonstra um compromisso tangível com a sustentabilidade.
• Esses eventos incentivam uma mudança cultural mais ampla em direção a práticas mais ecológicas em diferentes setores da sociedade.

Portanto, o plantio de arvores para compensação de emissões de GEE da JOSIF - 2023, não deve ser visto apenas como uma ação momentânea, mas um passo em direção a um impacto positivo a longo prazo.
Ao incorporar mais esta prática sustentável na JOSIF 2023, o IFSULDEMINAS reafirma seu compromisso de articular ensino, pesquisa e extensão e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais a partir da construção de um futuro mais equilibrado e ecologicamente consciente.

Edição 2023 da JOSIF

A edição 2023 da JOSIF buscou trabalhar, principalmente, a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Entre as ações desenvolvidas com essa finalidade, a equipe de sustentabilidade, liderada pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, realizou o cálculo da pegada de carbono do evento e, para minimizar os impactos desse gasto ambiental, fizeram o planejamento do plantio de árvores correspondentes ao valor gasto.

A JOSIF também optou por usar materiais sustentáveis em sua estrutura, como o uso de sofás feitos de paletes reciclados no palco principal, em substituição à tradicional mesa de abertura, decoração com elementos da natureza, substituição de copos descartáveis por garrafas reutilizáveis que foram distribuídas aos participantes, entre outros.

Além da sustentabilidade, o evento buscou trabalhar a acessibilidade e a inclusão. Outras ações realizadas foram:

● Entrega de amostras de composto a todos os participantes, produzidas pelo Setor de Compostagem do Campus Muzambinho, em parceria com a Receita Federal;
● Inventário e estimativa das emissões diretas e indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE), previstas nos escopos 1 e 2 do GHG Protocol;
● Plantio de sementes para a produção de mudas no viveiro em substituição àquelas que serão utilizadas no plantio para a compensação das emissões de GEE;
● Cálculo da pegada hídrica do evento.

Texto: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Geraldo Gomes de Oliveira Júnior e Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: