Vencedores do concurso cultural “IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!” recebem prêmios na Reitoria

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 15h31 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 15h31

concurso todos

Aconteceu, nesta terça-feira (12/12), no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), a premiação dos vencedores do concurso cultural "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!".

O concurso, realizado pela Diretoria de Comunicação do IFSULDEMINAS, foi uma das ações estratégicas de divulgação do Vestibular 2024/1º e contou com 36 inscritos, sendo 25 na categoria desenho e 11 na categoria vídeos. O concurso teve dois objetivos principais: o de incentivar a expressão artística dos estudantes do Instituto, por meio de vídeos e desenhos que representassem as experiências e oportunidades vivenciadas no IFSULDEMINAS, e o de envolver esses estudantes na divulgação de seus cursos, campus ou da instituição como um todo. No período de 01º a 13 de novembro, os vídeos e desenhos tiveram quase de 155 mil interações no Instagram institucional, entre compartilhamentos, visualizações, salvamentos e curtidas.

O primeiro colocado na categoria vídeo, o estudante do curso Técnico em Agropecuária do Campus Muzambinho, Natan Henrique da Silveira, produziu um vídeo em que apresenta o campus onde estuda, faz um tour por vários setores e ainda exibe depoimentos de egressos. O estudante conta que o concurso cultural permitiu que ele unisse alguns de seus principais interesses: a instituição, seu curso e as redes sociais. “Pra mim foi uma experiência única participar do concurso, porque nele pude demonstrar a gratidão que eu tenho por tudo que o IFSULDEMINAS vem me oferecendo ao longo dos anos. Eu moro na residência estudantil, sou bolsista, participo de várias atividades e ações no meu campus e quis divulgar no vídeo que tudo o que eu vivencio aqui dentro estará disponível também para outras pessoas que vierem a fazer parte do IFSULDEMINAS. Esse celular que acabei de ganhar no concurso vou utilizar para produzir conteúdos digitais para divulgar o agro e a minha instituição”.

Premiação

De acordo com o regulamento do concurso cultural, os primeiros colocados de cada categoria receberam um smartphone Xiaomi Poco M3 Pro 5G 128gb; os segundos colocados ganharam uma caixa de som Huaxia 200w com bateria/bluetooth/USB e microfone sem fio e os terceiros colocados receberam um hoverboard. Todos os prêmios entregues são fruto da parceria entre o IFSULDEMINAS e a Receita Federal, que encaminha produtos apreendidos para o IFSULDEMINAS realizar destinação social.

Vencedores

Além de Natan Henrique da Silveira (1º colocado), os outros dois vencedores, na categoria vídeo, foram Guilherme Faria da Silva (2º) e Giltony Batista Tito Filho (3º). Já na categoria desenho, Luiz Fernando Balbino ficou em 1º lugar, Sofia Caroline Cardoso Jacinto, em 2º lugar e Laura de Melo Guimarães, em 3º lugar. Os vencedores passaram a manhã na Reitoria. Foram recepcionados com um café da manhã, visitaram os setores administrativos e receberam os prêmios do concurso das mãos do reitor e dos diretores-gerais dos campi, que vieram para a sede administrativa do Instituto participar, no mesmo dia, de reunião do Colégio de Dirigentes.

O estudante do curso Técnico em Informática do Campus Muzambinho, Luiz Fernando Balbino, vencedor na categoria desenho, retratou em sua obra infraestruturas do campus e algumas das formações técnicas e superiores oferecidas. Luiz contou que ficou muito feliz em ter participado do concurso e despertado novamente seu gosto pelas artes visuais. “Quando iniciei o curso Técnico em Informática, acabei deixando essa habilidade de lado. Com o concurso, resgatei o gosto pelo desenho e, o mais legal, me aventurei a realizar retratos, pois antes só desenhava paisagens. Levei dois dias para idealizar, fazer o esboço e executar a obra, que fiz com a intenção de passar a mensagem de como o Instituto é importante na formação humana e acadêmica, inclusive de muitos dos meus familiares. Trouxe para o papel um pouco da trajetória dos meus tios, primos, irmã, que estudaram ou ainda estudam nesta incrível instituição”.