Estudantes ofertam cursos virtuais sobre ferramentas para apoiar o empreendedorismo e inovação

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 07h51 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 07h51

Os estudantes do 4º período do curso de Ciência da Computação desenvolveram, ao longo do ano de 2023, cursos virtuais, gratuitos e abertos a todos os interessados na temática Empreendedorismo e da Inovação.

As etapas de planejamento e criação dos cursos ocorreram no 1º semestre de 2023, integrando as disciplinas de Computação Aplicada à Educação e Atividades Extensionistas e Integradoras III, ambos sob acompanhamento da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder. Os estudantes criaram Mapa de Aprendizagem, conteúdos na forma de vídeos autorais, atividades e outros recursos educacionais. Todos os cursos foram pré-validados e, posteriormente, organizados na plataforma Moodle do Centro de Educação a Distância (CEaD).

Já as etapas de oferta e avaliação ocorreram no 2º semestre, também sob orientação da professora Aracele, na disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras IV.

Todos os cursos foram integrados a uma Trilha denominada “Ferramentas para apoiar o Empreendedorismo e Inovação”, a qual foi divulgada ao público por meio de edital publicado como cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) pela Coordenação-Geral de Extensão (CGEX), no mês de outubro.

Foram criados seis cursos, todos introdutórios e com carga horária de 20 horas. Ao todo, o conjunto de cursos recebeu 2254 inscritos. A taxa de conclusão ainda será contabilizada, pois o prazo para realização foi ampliado até o final de janeiro de 2024.

Abaixo destacamos os cursos criados, bem como seus autores:

• Ferramentas Google: autoria de Erik Abdala, João Lúcio, Juan Ozéas, Pedro Elias, Vinicius Henrique;
  • Canva para Iniciantes: autoria de André Luiz, Gustavo Aleixo, Leonardo Rodrigues, Pedro Mesquita;
  • Instagram e Business: autoria de Lara Avelino e Lucas Costa;
  • Produtividade com whatsapp business e Inteligência Artificial: autoria de Augusto Galieta Lago, Anderson H. da Silva, Diogo Henrique da Silva, Lurian Letícia dos Reis, Gianlucca F. Celani Machado e Luiz Ricardo Ferlin Alves;
  • Automatização de Processos e Cálculos no Excel: autoria de Cleiton Aparecido Fonseca, Elias Daniel Dias, Guilherme Henrique, Nycollas Machado, Pedro Camargo;
  • Gestão de Projetos com o Trello: autoria de Lucas Alves Magro, Philip de Sousa Escudero e Alex Martins da SIlva

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e os estudantes do 4º Período do Curso de Ciência da Computação.

registrado em: