15 anos dos IFs

IFSULDEMINAS participa de celebração dos 15 anos dos Institutos Federais em Brasília

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 07h45 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 07h47

O auditório do Museu Nacional da República, em Brasília (DF), foi palco do evento que celebrou, na última segunda-feira (04/12), os 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A cerimônia, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), destacou a importância dessas instituições na formação integral de estudantes por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão. Confira aqui a cobertura fotográfica da cerimônia dos 15 anos dos IFs.

O evento teve início com o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizando o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a lei de criação dos IFs em 2008. Santana ressaltou a decisão política de priorizar a educação e anunciou um marco inédito: o Programa de Aceleração do Crescimento destinará verba exclusiva para os IFs, visando consolidá-los e ampliá-los. Ao falar sobre os investimentos, Santana adiantou que, ainda em dezembro, serão divulgados os volumes destinados aos IFs nos próximos anos, prometendo consolidar as instituições existentes e garantir melhorias estruturais necessárias.

Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, destacou o papel essencial do apoio político para superar desafios financeiros. Ele ressaltou o crescimento notável dos IFs, atendendo não apenas os jovens, mas também adultos em busca de formação profissional. 

O evento contou com a presença de autoridades, reitores, servidores e estudantes dos IFs, que acompanharam as ações comemorativas. Entre as atividades, houve o lançamento do selo postal em comemoração aos 15 anos da criação dos IFs. O selo, escolhido por concurso, foi criado por Aureliano Machado da Silva, servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Destacando a diversidade e a transformação social promovida pelos IFs, o MEC também lançou o projeto multimídia "Institutos Federais, a cara do Brasil". Quinze personagens de diferentes regiões do país, entre professores, técnicos, estudantes e egressos, tiveram suas trajetórias registradas em um documentário e em uma exposição fotográfica, montada no Museu Nacional da República até 28 de janeiro, viajando posteriormente para diversas cidades do Brasil. dicom 15 anos

A cerimônia contou com a participação do IFSULDEMINAS, representado pela Diretora de Comunicação Jacssane do Couto Andrade, que emocionada compartilhou sua história. "Em 2008, no mesmo ano em que os Institutos Federais nasciam, eu me formava em um curso técnico na até então Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes. Estar na celebração dos 15 anos, hoje, como servidora desta instituição que me formou é emocionante e inspirador. Me sinto grata por poder continuar fazendo parte dessa rede que muda a vida de quem passa por ela. Isso me dá mais força e certeza do nosso compromisso em levar cada vez mais o nome do IFSULDEMINAS a mais e mais pessoas, para que também possam ter acesso a essa política pública de ensino que tanto nos orgulha," completou.

 
Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Data: 05/12/2023