Moçambicanos participam de curso no Campus Muzambinho

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 07h51 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 07h51

9Q6A5818O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou, nesta manhã, 16 de outubro de 2023, uma comitiva de Moçambique. Os cinco moçambicanos participarão de um curso de Produção de Hortaliças que será ministrado no IFSULDEMINAS e UFLA.

A parceria é fruto de um aporte de recursos recebido pela ABC - Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty para a implantação de Hortas Comunitárias em Moçambique. A ação visa atender cinco regiões que foram afetadas por sucessivos ciclones que dizimaram regiões de produção de hortaliças. A ABC já distribuiu sementes de diversas espécies hortícolas, equipamentos e agora encaminha os extensionistas para que possam participar do curso e repassar o aprendizado para seu país.

A comitiva de Moçambique foi recebida no gabinete da Direção Geral do Campus Muzambinho e contou com a presença de integrantes da Reitoria do IFSULDEMINAS, Gestão do Campus e servidores da Instituição. Na ocasião, o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, representante do Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, deu as boas-vindas aos moçambicanos e destacou a importância do IFSULDEMINAS diante da chamada das instituições de ensino do país a fazerem frente às ações de cooperação técnica junto a países co-irmãos como Moçambique. “Nos sentimos orgulhosos em poder contribuir para a melhoria técnica de produção de alimentos, tão válida para o combate à fome. A experiência é enriquecedora, porque ela proporciona que haja troca de informações técnicas, que visam estreitar ainda mais a colaboração mútua entre os dois países. A visita para conhecimento, troca de experiências e capacitação técnica dos Moçambicanos demonstra cada vez mais o compromisso da nossa instituição no atendimento de demandas que proporcionem o desenvolvimento econômico, social , humano e cultural de qualquer sociedade, seja ela no Brasil ou em Moçambique, cooperação é a chave do crescimento e da superação de dificuldades!”.

A Pró-Reitora de Extensão, professora Elisângela Silva, abordou a satisfação em receber a comitiva, contou que Muzambinho é seu Campus de origem e tem a certeza de que os participantes do curso aprenderão muito ao longo dos dias. Ela enfatizou a excelência da Fazenda Escola e dos cursos ofertados no Campus.

Izak Pedro Bizeque João falou em nome da Comitiva Moçambicana, ele explicou que os cinco integrantes fazem parte do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Moçambique e foram selecionados para participarem do curso no Brasil. De acordo com Izak o trabalho já teve início em seu país e agora estão aqui para uma troca de experiências, aprendizados e para que possam compartilhar o conhecimento que será adquirido com os produtores.
Rafael Tenório, Assessor Internacional do IFSULDEMINAS, participou da recepção oficial e enfatizou a importância da ação. “O intercâmbio permite trocas de experiências e conhecimentos. A vinda da delegação de Moçambique ao IFSULDEMINAS contribui para a formação deles, bem como a troca de conhecimentos para nossos estudantes e servidores do Campus Muzambinho. Agradecemos a esses profissionais que escolheram o IFSULDEMINAS para contribuir com a sua formação profissional”.

Chegada da comitiva ao Campus Muzambinho

Os moçambicanos chegaram ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na noite de 15 de outubro de 2023, e foram recebidos pela equipe da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando. Os cinco participantes foram hospedados nos alojamentos da Instituição e suas refeições serão realizadas no refeitório estudantil.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: