Campus Muzambinho sedia lançamento do “Programa Nosso Mel”

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 08h26 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 08h36

9Q6A9341Na manhã de quarta-feira, 25 de janeiro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sediou o lançamento do “Programa Nosso Mel”, com a participação de aproximadamente 700 pessoas, no Poliesportivo da Instituição. O objetivo do “Programa Nosso Mel” é o melhoramento genético da apicultura familiar, gerar mais emprego e renda para a região.

A iniciativa do “Nosso Mel” é do Deputado Federal Emidinho Madeira, que indicou recursos para custeá-la, sendo realizada em parceria com o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) e convênio com o Ministério da Agricultura (MAPA), e, ainda conta com o apoio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, participou do lançamento do “Programa Nosso Mel”. Em sua fala, o Diretor-Geral destacou a atuação do Campus na Apicultura, os anseios para que mais avanços na área sejam concretizados e solicitou ao deputado federal que investimentos sejam realizados no Campus para alavancar a apicultura na região. “Na perspectiva do desenvolvimento da apicultura temos, hoje em dia, aqui no Campus Muzambinho condições técnicas e especialistas capacitados em realizar a retirada do semem de zangões e promover a inseminação artificial de abelhas rainhas. O que permitiria a seleção de matrizes e uma população de abelhas mais resistentes, viabilizando o próprio mel, o própolis com mais qualidade e, principalmente, agregando valor ao negócio do apicultor” - enfatizou o Diretor-Geral.

Diante do pedido do Diretor-Geral para que um laboratório de ponta seja montado no Campus Muzambinho, o Deputado Federal Emidinho se comprometeu com o professor Renato a concretizar o projeto. “Quero que você faça o orçamento do melhor laboratório de Apicultura que você encontrar para ser implantado aqui no Campus [...] Já está autorizado, você pode ver o melhor que há no mercado para montar esse laboratório aqui no Campus Muzambinho."
Também participou do lançamento o Senador Eleito Cleitinho, em sua fala ele ressaltou que pretende valorizar o agronegócio do Estado, os produtores rurais e se comprometeu a estar presente na região.

Esteve presente no evento o Subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Estado da Agricultura, Ricardo Peres Demicheli, representando o Secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, ele contou que estudou no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Ele falou que o Instituto Federal do Sul de Minas é referência na formação técnica, principalmente no setor agropecuário, que o Campus Muzambinho forma profissionais exemplares e de referência, desde a época que era Escola Agrotécnica.

Após a cerimônia de lançamento, foram entregues 90 kits para apicultores de 32 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Cada kit é composto por: 10 colmeias completas (melgueira, ninho, tampa, fundo e quadros), 10 suportes para colmeias, um fumigador, dois macacões, dois pares de botas de PVC, dois pares de luvas, um formão, um garfo desoperculador, uma carretilha e 10 kg de cera de abelha.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: