Estudantes do Campus Muzambinho e Campus Poços de Caldas desenvolvem atividade de campo integrada

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 10h45 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 10h46

No dia 22 de outubro, os alunos do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e do curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participaram de um Dia de Campo. A atividade, desenvolvida no Campus Muzambinho, integrou as disciplinas "Técnicas de Pesquisa em Geografia Física" e "Pedologia Aplicada à Percepção Ambiental", tematizando aspectos técnicos e teóricos da análise morfológica de solos.

Na ocasião, os discentes foram envolvidos em prática direcionada à avaliação de perfis e ao reconhecimento das tipagens de solos em função da interação com o ambiente morfológico. Posteriormente foi feita uma visita ao "Laboratório de Solos e Tecido Vegetal" do Campus e uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito do "Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento".

Estiveram à frente das atividades os professores Doutores Walbert Júnior Reis dos Santos, Allan Arantes Pereira e Thomaz Alvisi de Oliveira.

“As atividades de campo permitem melhor assimilação dos conteúdos transmitidos em sala, além de oferecerem aos discentes a possibilidade da experimentação, lapidando a formação dos futuros profissionais docentes e pesquisadores.” - explica o professor Thomaz Alvisi de Oliveira.

Texto: Thomaz Alvisi de Oliveira
Fotos: Reinaldo Avelino de Souza e Thomaz Alvisi de Oliveira