Docentes do Campus Muzambinho realizam atividades de cooperação na Universidade de Cundinamarca

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 13h14 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h07

Os professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Arnaldo Sifuentes Leitão e Josiane Chináglia participaram, entre os dias 17 a 21 de outubro, de atividades de cooperação com a Universidade de Cundinamarca, na cidade de Fusagasugá, Colômbia.

As atividades são parte de um projeto de investigação realizado em cooperação entre os cursos de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e o curso de Educação Física da Universidade de CUNDINAMARCA.
No Brasil, o projeto é liderado pelo professor Arnaldo Sifuentes, e conta com a colaboração das professoras Januária Andrea do curso de Educação Física do Campus Muzambinho e Josiane Chináglia, docente de Espanhol do Campus, que conduz as traduções dos documentos e produções relacionadas ao projeto.

Na universidade de CUNDINAMARCA, o projeto é liderado por Carlos Alberto, Romero Cuestas, Herney Romero Lozano, Maximiliano Quintero Reina, Jairo e Eduardo Márquez.

Este projeto de investigação entre as duas universidades teve início em fevereiro de 2021 e já se encontra na fase de coleta de dados nas escolas de Educação Infantil de Muzambinho e Fusagasugá (Colômbia). A visita técnica à Universidade de Cundinamarca faz parte de um conjunto de atividades relacionadas ao projeto, e foi necessária para alinhamento das ações de pesquisa.

Além destas atividades e ações relacionadas ao projeto de investigação, os professores Arnaldo Sifuentes Leitão e Josiane Chináglia realizaram uma imersão em escolas de educação básica, realizando oficinas de jogos e brincadeiras brasileiras, que contaram com a participação dos alunos intercambistas do Campus Muzambinho, Luis Felipe de Oliveira Rodrigues e Hellyas Júnior Campos Mariano. Os professores também realizaram a palestra "Las experiencias de diálogos internacionales y la Educacion Fisica en el IFSULDEMINAS", momento em que puderam apresentar um pouco sobre os projetos realizados nos cursos de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, programas de mobilidade estudantil do IFSULDEMINAS e ações de fomento e apoio realizadas pelo CELIN (Centro de Ensino de Línguas) do Campus Muzambinho.

A palestra dos professores também contou com a participação de Camilo Gato Neto, que relatou sua experiência como intercambista no curso de Educação Física do Campus Muzambinho. Também participaram de reuniões com o Decano da Universidade, Luis Rafael Hutchison Salazar, investigadores e alunos participantes do projetos vinculados ao curso de Educação Física da Universidade de Cundinamarca para alinhamentos de projetos futuros de investigação.

Além dos investigadores envolvidos, os docentes do Campus Muzambinho contaram com a contribuição da professora Nasly Herrera para a apresentação das escolas, bem como o apoio do Assessor Internacional da Universidade de Cundinamarca, Fabián Orlando Leal Orjuela e do apoio da Direção do Campus Muzambinho e Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS.

Texto e fotos cedidas pelos professores Josiane Chináglia e Arnaldo Sifuentes Leitão

registrado em: