Ouvidoria

Atendimentos via Plataforma Fala.BR unifica sistemas e-Ouv e e-SIC

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 13h22 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 13h30

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O objetivo da iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) em lançar o Fala.BR é de facilitar a vida do cidadão, que poderá encontrar, em um único local, todas as formas de interação com a Instituição, seja para manifestações no Sistema Federal de Ouvidorias ou para pedidos de acesso à informação.

Para a Ouvidora do IFSULDEMINAS, Pâmela Hélia de Oliveira, este processo trará benefícios aos trâmites do setor. “A integração do e-Ouv, e-Sic e do Simplifique facilitará o controle  de acompanhamento do atendimento das demandas. Num único acesso é possível mapear todas as manifestações. Do ponto de vista do fluxo interno de trabalho da Ouvidoria, contribui para que possamos  acompanhar as demandas”, explicou.

Para o revisor de Texto em Braile, William Oliveira Félix, que trabalha no setor, essa integração irá promover a eficiência no atendimento ao cidadão e simplificará na hora de fazer um pedido, reclamação ou elogio. “O ato de ouvir as pessoas, entendê-las nos seus questionamentos e anseios é um constante exercício de empatia que acolhe o cidadão e humaniza o trabalho. Portanto, esta plataforma resultará num atendimento mais ágil e em tempo real, livre da burocracia e acessível a qualquer pessoa”.

 Sobre o sistema e-SIC e e-OuvIMG 2027

Os sistemas Sistema eletrônico de serviço de informação ao cidadão (e-SIC) e e-Ouv foram desenvolvidos pela CGU para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e data da entrada em vigor do Código de Defesa de Usuário de Serviços Públicos (Lei n. 13.460/2017). Em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente, os dois sistemas se consolidaram por serem abertos e de adesão gratuita de quaisquer instituições públicas.

 Criada em primeiro de dezembro de 2010, a ouvidoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), desde o lançamento da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012, e do Código de Defesa de Usuário de Serviços Públicos, em junho de 2017, presta serviços de atendimentos no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação (e-Sic) e ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv).

De cunho imparcial, o setor é um canal aberto que representa o cidadão e  a comunidade acadêmica  junto aos órgãos públicos. Desta forma, valoriza a democracia e o respeito por toda a população. O setor também possui a responsabilidade de analisar a qualidade do serviço prestado pelo IFSULDEMINAS.

Conheça os tipos de manifestação que são atendidas na Ouvidoria do IFSULDEMINAS (Link)