Manual

PROAD lança Manual de Conformidade de Registro de Gestão

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h45 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h45

manual de conformidade de registro de gestão

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou nesta sexta-feira (16) o Manual de Conformidade de Registro de Gestão. O documento contém orientações técnicas e servirá como referência para todas as unidades da instituição quanto à padronização dos procedimentos para a execução da despesa pública. Ele segue as normas previstas na Instrução Normativa nº 06, de 31 de outubro de 2007, e regulamentadas pela Macrofunção 020314.

Segundo a PROAD, o objetivo dessa ação é que ao contribuir para o aperfeiçoamento dos procedimentos de certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial, incluídos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, e também para a verificação da existência de documentos hábeis que comprovem as operações de todo o IFSULDEMINAS, a utilização do Manual permita melhor controle preventivo, evitando possíveis casos de irregularidades inerentes à gestão dos recursos públicos.

Produção

Os estudos para a produção do instrumento iniciaram com o levantamento das legislações pertinentes sobre o assunto e resultaram num Manual com 25 capítulos, além dos anexos e das referências. Os conteúdos específicos trazem instruções com imagens ilustrativas para serem seguidas pelos conformistas dos campi e da Reitoria do IFSULDEMINAS.

página proadO trabalho durou seis meses e foi conduzido pela Coordenadoria-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade, com a colaboração de uma equipe composta por membros de todos os campi e Reitoria. Porém, devido à dinâmica que envolve a execução da conformidade de registro de gestão, será revisado e atualizado periodicamente, como destacou o pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto. “Estamos sempre com o foco no melhoramento contínuo e, com isso, a PROAD lança mais um material de apoio para a nossa área. Temos como objetivo o aperfeiçoamento dos procedimentos internos, sempre seguindo a legislação. Agradeço mais uma vez a nossa comprometida equipe da PROAD, assim como aos nossos colegas das áreas correlatas nos Campi do IFSULDEMINAS, que estão sempre dispostos a contribuir nas criações de materiais de apoio e na melhoria dos processos”.

O Manual ficará publicado na página da PROAD, no portal institucional da Reitoria do IFSULDEMINAS (confira o local na figura acima), e poderá ser acessado a qualquer tempo pelo público interno e externo.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 19/07/2021